segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA FALA DE UM DE SEUS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O GRUPO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO GOVERNO DO ESTADO - GIEA

PROJETO "TURISMO PEDAGÓGICO - ESTUDO DO MEIO" FOI APRECIADO PELO GIEA, NA UERJ A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra enviou, nesta segunda-feira 07/12, alguns componentes do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, para participarem das comemorações e prestações de contas dos "10 anos da Lei Estadual de Educação Ambiental no Estado do Rio de Janeiro", evento este, que segue acontecendo no Auditório João Lyra Filho, na UERJ até o dia 08/12. A abertura do evento foi feita pelo Ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhado de Marilene Ramos que é a secretária da SEA. Estavam presentes vários representantes de municípios fluminenses que expuseram suas atividades e projetos, além de entidades como o Batalhão Florestal, UERJ e ongs ambientais e Secretaria Estadual de Educação. São João da Barra foi representada por Andre Pinto, Vivane Gonçalves e Izabel Gregório - componentes do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP - que ainda participarão no dia 08/12, nesta terça-feira, de um fórum cujo o painel denomina-se "A Educação Ambiental e a sua Gestão". A equipe do GIEA - Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental - ligado à Secretaria do Estado do Ambiente - SEA tomou conhecimento e se interessou pelo Projeto "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio" desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São João da Barra entre as Secretarias Municipais de Meio ambiente e Educação e deseja fazer contatos institucionais para saber como funciona o mesmo. Para O Secretário Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, Marcos Sá, a consolidação dos trabalhos de educação ambiental no município sanjoanense deve se dar com o envolvimento e parceria institucional nas três esferas de governos juntamente com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Secretarias Municipais e sociedade civil organizada, tendo o total apoio da Prefeita Carla Machado para iniciativas sustentáveis e práticas ecológicas como os projetos desenvolvidos em sua gestão. -------------------------------------------------------------

Ministro participa de seminário sobre política de educação ambiental no RJ

07/12/2009

Ao participar da abertura do seminário "Os 10 Anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro", nesta segunda-feira (7/12), no Rio de Janeiro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, autor da lei, enfatizou a filosofia do projeto. Ele ressaltou, no encontro, que a lei não foi feita apenas para as escolas, e sim com a proposta de promover o contato das instituições de ensino com a comunidade. "É uma lei ampla, para que a escola se integre às populações do entorno e se torne um centro de irradiação de uma nova cultura ambiental", declarou Minc.

O objetivo do seminário é realizar um balanço da implementação dos 10 anos da Lei Estadual de Educação Ambiental no estado do Rio de Janeiro. O encontro, que segue até esta terça-feira, é promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente.

Durante os dois dias de evento, cerca de 350 educadores ambientais, além de gestores, estudantes e autoridades vão debater a construção de propostas e diretrizes pedagógicas para os próximos anos.

Também será feita uma retrospectiva dos desafios enfrentados e das ações realizadas desde a sanção da Lei 3.325/1999 sobre a Política Estadual de Educação Ambiental.

Ainda participaram do evento a secretária estadual do Meio Ambiente, Marilene Ramos, a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente, Lara Murtinho da Costa, a sub reitora da UERJ, Regina Monteiro, a representante da Secretaria Estadual de Educação, Maria Lúcia Castelo Branco.

Após a apresentação da secretária Marilene sobre os resultados do programa de educação ambiental "Agenda 21 Escolar", que já beneficiou mais de mil escolas em todo o estado e capacitou mais de 1.500 agentes ambientais; e, em 2010, será levado também para as escolas municipais do Rio de Janeiro, Minc ressaltou a importância do programa para transformar as escolas em verdadeiros pólos de irradiação de uma nova cultura ambiental.

"Como professor e carioca, membro de uma universidade pública e parceiro da Uerj, fico muito orgulhoso de ver como vocês estão levando isso a sério, como a Agenda 21 está se transformando em uma realidade. A educação ambiental hoje já está atingindo mil escolas públicas. Isso é muito significativo, pois a Secretaria de Educação começou a trabalhar com apenas 50, 80 escolas. Então esse passo importante tem que angariar mais recursos e trabalhar com material de boa qualidade", disse Minc, lembrando que o Ministério do Meio Ambiente vai continuar apoiando e estimulando sempre esse trabalho tão importante de mudar a consciência ecológica e o comportamento da sociedade, que transforma alunos em agentes multiplicadores dessa nova cultura ambiental em suas casas e nas comunidades onde residem.

Fonte: www.mma.gov.br

Nenhum comentário: