sábado, 5 de dezembro de 2009

O AÇU PODERIA SE TORNAR UM MUNICÍPIO INDEPENDENTE ?

O Advogado Claudio Andrade fala do assalto ocorrido em São João da Barra e também traz um exercício mental sobre uma provável emancipação do Açu, que se tornaria independente. O que você acha? Deixe seu comentário após ler esta matéria abaixo.

(extraída do blog de Paulo Noel - www.paulonoel.blogspot.com)

Do Blog do Cláudio Andrade: A frágil vitrine de São João da Barra

O munícipes de São João da Barra vivenciaram no dia de hoje (ontem) algo nunca dantes imaginado. Um assalto ao banco Itaú mudou de forma drástica a rotina da população. O objetivo da postagem não é tecer comentários acerca do delito praticado e sim sobre a realidade imposta aos residentes locais. A vinda do Porto do Açú, e de toda a sua logística, para o município fez com que a população e os seus representantes tivessem que tomar atitudes céleres, contudo frágeis, no que tange a preparação para tão relevante progresso. Além dos problemas estruturais já existentes, o município de São João, devido ao Porto, carece de outras necessidades que não possui estrutura para suprir. Além disso, o progresso traz também o ônus que, no caso em questão já pode ser traduzido no aumento da violência urbana, nos assaltos comuns e agora também nos bancários. Ao meu sentir, acredito que a população de São João precisa lutar por um progresso de qualidade. A vinda do Porto é uma realidade positiva, entretanto não há construção sem alicerce. Considerar o distrito do Açú uma cidade é um tremendo erro, pois ajuda a mascarar os reflexos negativos que já ocorrem em todo o território e que não serão, por questões óbvias, expostos pelos políticos. Partindo desse raciocínio, surge a seguinte indagação: mediante interesses políticos, o distrito do Açú poderia ser tornar um município? Todos nós sabemos que vários distritos tornaram-se municípios com IDH pavorosos somente para viabilizar esquemas políticos ou para manter feudos eleitorais. Já pensaram no poder do município do Açú? Cláudio Andrade. Acesse o blog do Cláudio: www.blogclaudioandrade.blogspot.com/

Um comentário:

Marcelo disse...

Isso infelizmente acontecerá, e SJB ficará apenas com o ônus. O mesmo poderá acontecer com Campos, que correrá o risco de perder o Farol. Com todos esses investimentos que estão previstos para o Açu e o Farol os dois distritos terão condições financeiras para se tornarem municípios independentes. Distritos muito mais pobres conseguiram a emancipação.