sábado, 5 de dezembro de 2009

COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO JOÃO DA BARRA, DEPOIS DE CRIAR O CONSELHO MUNICIPAL - CMDC, CRIA E DÁ POSSE À CÂMARA TÉCNICA DE RECURSOS HÍDRICOS

Foto: Andre Pinto, que está como coordenador da Comissão Especial da Câmara Técnica de Recursos Hídricos do CMDC, espera trazer das universidades da região muitos trabalhos científicos sobre os recursos hidricos locais, como a importância das águas superficiais e as subterrâneas. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino.
A Coordenadoria de Defesa Civil de São João da Barra, que recentemente realizou, no Cine Teatro São João, em São João da Barra, a sua Conferência Municipal de Defesa Civil, dando posse à primeira diretoria do Conselho Municipal de Defesa Civil - sendo o 2º Conselho Municipal de Defesa Civil a existir no Brasil - agora , pelo estatuto do próprio conselho municipal, deu ensejo à criação da Comissão Especial para Câmara Técnica de Recursos Hídricos, que será coordenada por Andre Pinto - representante da SEMASP e pelos membros Robson Peixoto - representante da Secretaria de Agricultura, Áureo Simões Bomgosto - representante da ONG COCIDAMA e Sr. Cremilse Maciel - representante da Associação de moradores da Ilha de Grussaí. Com a criação da Câmara Técnica de Recursos Hídricos, o Conselho disporá de elementos conclusivos sobre diversos aspectos hídricos do município e da região como por exemplo os levantamentos de mapas, estudos de canais, cálculos de vazão, projetos integrados, registros e documentações importantes, acesso à tecnologias de ponta, muitos deles encontrados em laboratórios e trabalhos de universidades como a UENF, UFFRJ, UFF e outras instituições. No próximo dia 10 e 11/12/09 o Conselho Municipal de Defesa Civil terá uma capacitação emergencial para poder enfrentar com estratégia as chuvas que estão à caminho pela aproximação do verão, além de visitarem "in loco" as obras conclusivas do Dique do São João. A próxima reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil será no dia 05/01/10 com horário a ser divulgado publicamente. A reunião do Conselho é aberta à população, que deve participar com suas ideias e sugestões!