terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ONG COCIDAMA NÃO TEVE SUAS EMENDAS APROVADAS NO PPA DISCUTIDO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA

"A natureza perdeu para o carnaval", assim desabafei para o Presidente da ONG COCIDAMA- Comitê de Cidadania e Meio Ambiente, meu amigo Alex Firme, quando mencionei que as emendas ambientais apresentadas pela ONG não foram contempladas. Andre Pinto. A Rádio Barra FM entrevistou hoje de manhã o Digno Presidente da Câmara, Sr. Alexandre Rosa, que levou informações das emendas aprovadas pelo legislativo municipal sanjoanense sobre as discussões do PPA naquela Casa de Leis ao público ouvinte. Para mim, as minhas participações em Audiências Públicas no município me tem ensinado muito a saber lidar com a diversidade de idéias, à democracia e também ao corporativismo que ainda impera em certas situações. Ainda é preciso que sejam implodidas e exterminadas certas demandas que se tornam latentes em determinados períodos em São João da Barra e que são focos de atenção em circunstâncias muito duvidosas. Cito um bom exemplo. Com a própria chegada do verão e do carnaval que nos contagia como sempre, a vontade que dá é a de que assistamos aos shows, eventos, ensaios de escolas de samba locais e por aí se vai! Mas devemos lembrar que o nosso carnaval é só uma semana no ano e aí faço uma pergunta: como ficam o meio ambiente e as outras pastas? E as enchentes e alagamentos? E os trabalhos de educação ambiental e os projetos sustentáveis? A minha sugestão para a aprovação do próximo PPA deverá ser na semana do meio ambiente, talvez assim, os edis possam aproveitar o "calor" do momento e destinar alguma "emendazinha" para a natureza!
Ouvi pela Rádio Barra, com desânimo, a aprovação de algumas poucas emendas de procedência da sociedade civil organizada que teve a aprovação de "migalhas", o que não posso dizer o mesmo com relação às agremiações carnavalescas, que parabenizo pela força que tem junto ao legislativo e que terei que aprender mais uma vez, em outras tantas audiências públicas, que eu participar a saber "pedir" com maestria.
Tenho que ver como é essa receita, mas creio que não me agradará, pois pode ser salgada demais. Lembro-me das palavras do sábio advogado do povo e vereador inesquecível, Dr. Domingos Vieira, que me chamava no canto do saguão da Casa de Leis e falava baixinho: "É, Andre, nós estamos aqui nesta Audiência Pública tão somente para referendarmos o ato solene desta Casa e não teremos uma vírgula sequer aprovada, emendada, alterada ou complementada!". Daí tiramos nossas conclusões. Fico ainda mais perplexo quando verifico que a Casa de Leis tem em seus quadros funcionais a Comissão de Meio Ambiente. Pra que?
Assim deixo meu desabafo e um abraço caloroso - em tempos de aquecimento global - e como demonstração de humildade e aceitação da democracia, desejo à todos um excelente carnaval, digo, natal e próspero ano novo! Andre Pinto

Nenhum comentário: