terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MUITA ALEGRIA NA CONFRATERNIZAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS, NO HORTO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabrício Berto

28-12-09

PRODUTORES RURAIS RECEBEM CERTIFICADOS DE CURSOS

DAS CULTURAS DA BANANA, MANGA E DO LIMÃO TAITI

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, participou nesta segunda-feira (28) da solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos de capacitação sobre o Cultivo da Cultura da Banana, Manga e Limão Taiti realizado numa parceria entre a prefeitura e a Fundação de Apoio a Pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FAPUR). O evento aconteceu no Galpão do Produtor localizado na BR-356, no trecho entre São João da Barra e Atafona. Na oportunidade houve entrega de mudas para os participantes dos cursos.

Segundo o coordenador de Projetos e Programas Especiais em Agropecuária da prefeitura, Pedro Nilson Alves Berto, o convênio de cooperação técnica visa várias ações entre elas a capacitação dos produtores rurais, distribuição de mudas, diminuindo o custo de produção para o lavrador, orientação técnica direta no campo, serviços gratuitos de análises de água e solo para a indicação adequada de irrigação e adubação.

A prefeita Carla Machado enfatizou o grande desenvolvimento que chega com o Complexo Portuário do Açu, mas fez questão de enumerar todo o apoio que seu governo vem dando ao homem do campo: “damos total apoio tecnológico ao produtor, introduzimos de verdade a patrulha mecanizada, concedemos transporte gratuito para as feiras, batemos recordes em vacinação dentro de nosso projeto de sanidade animal, a cajucultura novamente é uma realidade, introduzimos novas variedades de cana, introduzimos a modernização na cultura do abacaxi, estamos realizando diversas pesquisas para controle de pragas, implantamos a Câmara de Resfriamento, reformamos e ampliamos a Estufa de Mudas, criamos este Galpão do Produtor, estamos desenvolvendo um projeto ousado que á e fazenda experimental. Fazemos muito pelo produtor rural”.

Para o produtor rural da localidade de Perigoso, Marcelo de Souza Nogueira, o curso foi importante no que diz respeito à aquisição de conhecimentos para introdução da cultura do limão em sua propriedade. “Já trabalho com a cultura da goiaba e na entre safra, por exemplo, o limão poderá suprir a diferença para obtenção de um lucro maior dentro da propriedade”, comenta o produtor, que decidiu pela diversificação das culturas com o intuito de aumentar a sua renda familiar.

Ao término da entrega dos certificados o produtor rural Ailton Pomada foi homenageado pela introdução da Goiaba Santa Raquel certificada pelo Ministério da Agricultura, sendo reconhecida como mais uma espécie da fruta. No encerramento foi servido um almoço de confraternização para os produtores rurais do município.

Marcaram presença na entrega dos certificados o diretor da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Jair Filipe Ramalho, vice-diretor Carlos Frederico Menezes Veiga, presidente do Sindicato Rural Getúlio Alvarenga, presidente da ASSOL Jorge Soares, presidente da ASCOP João da Silva Crispim, presidente da Colônia de Pescadores Willian Pereira, representantes dos vereadores Aluízio Siqueira, conselheiro da Fundenor Maurício Maciel e assessores da Fundenor Vilmar Rangel, Sérgio Linhares e Paulo Jorge Xavier, além de produtores rurais e seus familiares.

Nenhum comentário: