quinta-feira, 29 de outubro de 2009

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL MOVIMENTOU SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabricio Berto

28-10-09

1ª Conferência Municipal de Defesa Civil movimentou São João da Barra

A Prefeitura de São João da Barra encerrou ontem (quarta-feira) a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil com o tema “Nosso Clima – Suas Mudanças – Nossas Atitudes”, objetivando promover a Doutrina Nacional de Defesa Civil, capacitar agentes voluntários de Defesa Civil para o enfrentamento de desastres, criação da Câmara Técnica de Defesa Civil do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e criar e dar posse ao Conselho Municipal da Defesa Civil.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Felício Valiengo, a conferência visou ainda a formulação de um documento com necessidades e propostas, sobre a ótica da Defesa Civil de São João da Barra e demais municípios do Norte e Noroeste Fluminense que sofrem os efeitos danosos com a enchente do Rio Paraíba do Sul, que será entregue na Conferência Nacional de Defesa Civil em Brasília no mês de março de 2010.

As entidades eleitas para fazerem parte do Conselho Municipal de Defesa Civil foram: Não Governamental – Associação de Moradores de Grussaí, Associação de Mulheres Sanjoanenses, Associação de Moradores da Nova São João da Barra, COCIDAMA, Associação Musical Amédio Venâncio da Costa e Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra. Governamental – Secretaria de Transporte, Obras, Meio Ambiente, Saúde, Planejamento, Promoção Social e Gabinete.

A conferência serviu também para debater sobre a Capacidade de Mobilização da COMDEC/SJB, ministrada pelo coordenador da Defesa Civil, Felício Valiengo que destacou as ações durante os últimos 5 anos, como o serviço permanente de salvamento através do telefone 192 e o Centro de Monitoramento Meteorológico e Alertas de Desastres Naturais.

Já o palestrante Douglas Paulich Júnior, secretário municipal de Defesa Civil de Italva, falou sobre Aquecimento Global e seus impactos na Defesa Civil enfocando os fenômenos causadores (gases estufas, obscurecimento, adelgamento da camada de Ozônio), bem como os seus impactos às comunidades (elevação do nível dos mares, alterações atmosféricas e das correntes marítimas, crise da biodiversidade) e um breve apanhado das ações intergovernamentais para a solução dos problemas.

O professor e engenheiro cartógrafo da UFF, Gilberto Pessanha Ribeiro, enfocou o tema “Atafona e o Mar – Estudos e Projetos” detalhando a avaliação do processo de erosão marinha e erosão em Atafona: presente, passado e futuro, análise de impactos, mapeamento cartográfico aplicado ao monitoramento de erosão costeira e mapeamento histórico-geológico de processos costeiros holocênicos na planície do Rio Paraíba do Sul.

A Conferência contou com a presença dos coordenadores de Defesa Civil de: Carapebus, Italva, Itaperuna, São José de Ubá, Japeri, Miracema, Campos, Santa Maria Madalena, Rio das Ostras, Cambuci, São Fídelis, Santo Antônio de Pádua entre outros, vereador Aluízio Siqueira representando a prefeita Carla Machado, coordenador executivo da 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil Norte/Noroeste Fluminense, tenente coronel Paulo Rodrigues, comandante do destacamento 3/5 de SJB, cap. Fernando George Azevedo e secretário de Planejamento Vitor Aquino.

Nenhum comentário: