sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL

Imagem: modelo esquemático da formação de um delta. Foto: Foz do rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O ônibus do Colégio João Paulo II leva os estudantes para conhecerem a Secretaria Municipal de Pesca de SJB. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O Secretário Municipal de Pesca, eleilton Meireles fala das melhorias da pesca para os estudantes do João Paulo II. Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: Os estudantes visitaram o Píer do Pescador, em Atafona. Crédito da foto: Estudante do João Paulo II.
Foto: Maria Teresa, coordenadora e professora do Colégio João Paulo II ficou encantada com tanta beleza e informação para seus estudantes. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O guia em Turismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Andre Pinto, antes de conduzir os estudantes à escuna Rio Sol. Crédito da foto: Estudante do João Paulo II.
Foto: Os estudantes respeitaram as normas de segurança estabelecida pela Capitania dos Portos , colocando os coletes salva-vidas. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Coordenadora Maria Teresa colocando os coletes salva-vidas nos estudantes do João Paulo II. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Na popa da escuna, os estudantes admiram o manguezal de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Estudantes presenciam o encontro do rio Paraíba do Sul com o mar. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Os estudantes do João Paulo II observam os frigoríficos e as ocupações irregulares da faixa marginal de proteção do rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O Técnico de Meio Ambiente, Luiz Henrique "Lulu", na popa da embarcação, fala aos estudantes do delta do Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Após o almoço no restaurante Rio Sol, os estudantes degustaram o saboroso sorvete N. Silva, com destaque para o sorvete de tapioca com côco. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Aulão de educação ambiental feito na Ilha do Peçanha, com a presença do Técnico Ambiental, Luiz Henrique "Lulu", Secretário de Pesca Eleilton Meireles e coordenadora do Colégio João Paulo II, Maria Teresa. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Desembarque na Ilha do Peçanha, no Delta do rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Coordenadores e estudantes comemoram a chegada na Ilha do Peçanha, no Delta do rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Um passeio organizado , seguro e acima de tudo contemplativo! Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: A turminha da "popa" animada com o passeio de escuna. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Técnicos da SEMASP, Pesca, mestre de embarcação e coordenadoras do Colégio João Paulo II, na Ilha do Peçanha. Crédito da foto: Estudantes do João Paulo II.
Foto: Luiz Henrique "Lulu", ensina - no método mandala - a educação ambiental aos estudantes do João Paulo II. Crédito da foto: Andre Pinto.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL

As secretarias municipais de Pesca, Turismo e Meio Ambiente, promoveram nesta quinta-feira, 15/10, um guiamento turístico-ambiental para os alunos e professoras da Escola João Paulo II, da vizinha cidade de Campos dos Goytacazes, com as presenças do Secretário de Pesca Eleiton Meireles, do técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Luiz Henrique e também do guia em turismo cadastrado na Turisrio, Andre Pinto.

O roteiro foi estipulado pelos técnicos das secretarias envolvidas em razão da demanda dos alunos daquela instituição de ensino, que estão realizando trabalhos voltados ao rio Paraíba do Sul e também ao processo erosivo do Pontal de Atafona e precisariam conhecer “in loco” as circunstâncias geográficas do município sanjoanense.

Com visitações previamente programadas pelo guia Andre Pinto (SEMASP), os estudantes puderam conhecer a vila de pescadores da CEHAB, os trabalhos da Colônia Z-2 de Atafona, passearam na embarcação do tipo escuna, alugada pela escola junto à Pousada Rio Sol, visitaram os manguezais de Atafona, à foz do rio Paraíba, conheceram as famosas e místicas Ilhas da Convivência, Peçanha e Lima, além de terem recebido conhecimentos sobre a ecologia, em aula ao ar livre, dada pelo técnico em meio ambiente, Luiz Henrique, carinhosamente conhecido como “Lulu” e os conhecimentos de história local e regional dadas por Andre Pinto.

O Secretário de Pesca, Eleilton Meireles, que nasceu na Ilha da Convivência, também chamada de “Ilha dos Olhos Azuis”, fez uma explanação sobre a pesca no município, o “modus vivendi” dos caiçaras da Ilha, que são conhecidos como “Muxuangos” e também falou dos projetos da pesca, a exemplo da embarcação de apoio ao pescador, ao entreposto de pesca em Atafona que será construído, ao projeto “Arte-Peixe”, ao auxílio de documentação aos pescadores junto à Capitania dos Portos e ainda levou os estudantes para conhecerem as novas instalações da Secretaria de Pesca, em Atafona.

Os estudantes ainda conheceram de perto as ruínas do Pontal de Atafona, nas proximidades da caixa d`água, onde puderam fazer perguntas e relatórios para servirem de base aos trabalhos escolares que estão desenvolvendo no Colégio Paulo II.

As Secretarias Municipais de Pesca, Turismo e Meio Ambiente , no final do guiamento , ainda receberam um convite da direção da escola, através da Maria Teresa, para irem ao João Paulo II para darem uma palestra sobre a “Lagoa do Salgado – Patrimônio da Humanidade a ser tombada pela UNESCO”, lagoa esta, que faz divisa com a cidade de Campos dos Goytacazes.

Por Andre Pinto