Foto: Thais (Diretora de Produção) e Marieta (cenógrafa) , ambas da multinacional NONADA FILMES, visitam o nosso bucólico Cine Teatro São João, apos reunião com a chefia de Gabinete , para formalizar o projeto. Crédito da foto: Andre Pinto.
Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação
01/10/09
Carla Cardoso e André Pinto
Meio ambiente
Filme de ficção científica será gravado em Atafona e trará projetos de educação ambiental em parceria com o município
Arte e educação ambiental caminham juntas e fazem uma bela parceria. A prefeitura de São João da Barra recebeu, nesta semana, representantes da produtora cinematográfica Nonada Filmes. Durante a reunião, foi discutida uma parceria entre a empresa e a prefeitura para realização do filme de ficção científica "Depois", que utilizaria as ruínas de Atafona como cenário, e também oportunizaria a atuação de atores do município.
Designadas pelo diretor internacional de cinema, Gabriel Tupinanbá, da Nonada (escolhido pela Shots Magazine, em Londres, como um dos talentos promissores da nova geração de cineastas) as representantes Marieta e Taís expuseram as intenções do projeto cinematográfico, o orçamento, bem como o roteiro e explicitaram que poderão trazer contrapartidas para o município. A atuação do Instituto Ambiental Synthesis seria uma dessas parcerias, por meio de oficinas de cinema e outras ações sustentáveis, que ainda estão sendo analisadas pela promissora parceria.
O filme que será rodado, em grande parte, em Atafona, também vai ter cenas produzidas em um dos maiores aterros sanitários do Rio (Gramacho). Trata-se de um projeto que discute o assunto das degradações ambientais do planeta, provocads pelo homem.
No enredo, o mundo pára, permanecendo em sol de meio-dia para sempre. Tudo está destruído, acabado e em ruínas e o único lugar, ainda com alguma beleza, seria a praia. A história se passa após uma catástrofe cujas proporções e origem são completamente desconhecidas - e acompanha a trajetória de Z, um homem que, vagueando perdido pelos escombros, acaba por encontrar dois outros sobreviventes: X e Y. Y é uma mulher que está em busca da sua família, se aventurando rumo ao Espírito Santo, enquanto X é um homem que trabalha num Lixão, e por viver agora quase como antes vivia, catando coisas nos escombros, não percebeu que o mundo acabou. Em meio à destruição e à situação terrível do planeta - as águas estão tóxicas, a terra, coberta de lixo - Z tenta construir uma vida possível.
Os contatos institucionais foram alinhados pela Chefia de Gabinete da Prefeitura Municipal de São João da Barra, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP e as responsáveis pela Nonada Filmes.
A preocupação ambiental e o incentivo à educação são atos constantes da prefeitura de São João da Barra, que já apoiou a realização de um Curso de Atores Profissionais em parceria com o Senac, apoiou outras produções como o filme "Atafona, Por quê?" do Curso de cinema da UFF, e também a Oficina de Cinema Ambiental da DEVON / ABAETÉ / IBAMA, que ocorreu na Escola Estadual Newton Alves, em Atafona, revelando vários talentos sanjoanenses e três filmes locais de curta-metragem. Recentemente a prefeitura apoiou a realização do Iº Mosca-Cinepesca-Atafona (Mostra de Cinema Ambiental) com o Observastório Humano Mar de Atafona.
O início das filmagens do "Depois" está previsto para a 1ª quinzena de novembro e a equipe desta parceria estuda a possibilidade da pré-estréia deste filme ser feita no Cine Teatro São João, reformado em 2006 pela Prefeita Carla Machado. Apos a reunião com o Gabinete, as representantes da Nonada Filmes puderam conhecer o Cine Teatro São João e o Palácio Cultural Carlos Martins, onde deverão ocorrer as oficinas de cinema e outras atividades. Representante da secretaria de Meio Ambiente, André Pinto, serviu como guia para as profissionais.
Fotos: Thais ( Diretora de produção) e Marieta ( cenógrafa) conheceram o bucólico Cine Teatro São João, onde deverá ocorrer a pré-estréia do filme "DEPOIS", de Gabriel Tupinanbá. Crédito da foto: Andre Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário