sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PREFEITA CARLA MACHADO RECEBE COMITIVA NO SUPER PORTO DO AÇU

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Bruno Costa

23 de outubro de 2010

PREFEITA CARLA MACHADO RECEBE COMITIVA NO SUPER PORTO DO AÇU

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, junto com o presidente da LLX, Otavio Lazcano, receberam, nesta sexta-feira (23), no Super Porto do Açu, uma comitiva composta por representantes do ministério dos Transportes, da secretaria de estado de Transportes, do BNDES, da ANTT, da EBP, da Usiminas, do Comperj e pelo cônsul britânico Tim Flear.

Na ocasião, foi exibida toda a estrutura do grupo EBX, passando pela LLX que, segundo a empresa, os Super Portos do Açu e Sudeste devem contribuir com 75% do PIB nacional, além de a empresa ser a primeira a ter uma enorme área contígua, baixando os custos operacionais. A MPX, subsidiária de energia, deve gerar 5.4GW entre carvão, oriundo da Colômbia (área da empresa), e gás natural, da OGX, também pertencente ao grupo EBX, que na 9ª rodada da ANP adquiriu 21 blocos para exploração, e neste ano de 2009, seis poços já foram perfurados. A MPX deve investir também em energia alternativa - eólica e solar. A MMX direciona suas ações para a parte de mineração.

Visando novos investimentos, a REX, setor do grupo voltado para a área residencial, deve construir em São João da Barra, a “Cidade X”, com uma completa rede de hotelaria e entretenimento e a OSX deverá focar para a construção de navios sondas, sendo que o primeiro estaleiro será construído em Santa Catarina.

Delmo Pinho, subsecretário de estado de Transportes, falou do projeto da EF-354, a Ferrovia Transcontinental Brasileiro, que liga o Norte Fluminense ao limite com Peru, praticamente estreitando o Atlântico com o Pacífico. Aproveitando o ensejo, Pinho explanou sobre a revitalização da linha férrea do Rio de Janeiro, de Ambaí, passando por São Bento, Itaboraí, Campos, chegando a São João da Barra. “Este projeto do estado deve custar R$1,2 bilhão com acréscimos entre dez e quinze por cento para eventualidades. Assim, vamos ligar o Comperj ao Porto do Açu. E não só isso. Ligaremos São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e posteriormente o Espírito Santo. Entre Campos e São João da Barra teremos 40 quilômetros e um custo aproximado de R$240 milhões. Vamos colocar o Super Porto do Açu no coração do Brasil”, ressalta.

A prefeita Carla Machado frisou sobre a importância da integração das esferas institucionais. “O que mais me impressionou na recente viagem à China com a parceria entre a iniciativa pública e privada. Estou vendo neste projeto do Porto o Açu um envolvimento entre poder público municipal, estadual, federal e iniciativa privada. Este um projeto projeto de desenvolvimento para o Brasil. Estamos buscando um planejamento para que tenhamos crescimento sustentável, associando qualidade de vida, potencial econômico e controle ambiental”, enumera.

Para Paulo Sérgio Oliveira Passos, secretário executivo do ministério dos Transportes, esta logística independe do próximo presidente. “É uma questão de desenvolvimento do Brasil”, afirma, acrescentando que é um desafio, mas um país que vai crescer não pode deixar de criar alternativas eficientes de transportes.

Na oportunidade foi plantada uma muda de pau-brasil para fortalecer o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: