sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ESTRATÉGIAS REGIONAIS SÃO ABORDADAS EM SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabrício Berto

16-10-09

Seminário da AEMERJ discute estratégias regionais em SJB

A vice-presidente da Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (AEMERJ) e prefeita de São João da Barra, Carla Machado, acompanhada do secretário de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Sérgio Ruy Barbosa, abriu oficialmente hoje (sexta-feira) no Auditório Municipal de São João da Barra, o seminário regional com o tema Estratégias Regionais e Modernização da Administração Pública.

O encontro que tem a finalidade de apresentar e discutir propostas que contribuam para melhorar a qualidade da gestão pública, com uma metodologia de medição de resultados por período contou com a participação dos municípios da região Norte: São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos, Macaé, Quissamã, Carapebus, São Fidélis, Conceição de Macabu e Cardoso Moreira.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy, o seminário engloba um trabalho com duração de dois anos para atuar nas oito regiões político-administrativas do estado: Metropolitana, Noroeste, Norte, Serrana, Baixadas Litorâneas, Médio Paraíba, Centro Sul e Costa Verde. “Esse trabalho deve combinar ações transversais que abranjam de forma simultânea toda a região e ações específicas para cada município, além de desenvolver neles uma política de estímulo à implantação de planejamento estratégico de políticas de modernização administrativa e de criação de consórcios intermunicipais”, ressaltou.

Na abertura, o Coral Professora Eliane Trindade Rosa da E.M Elísio de Magalhães, da localidade de Barcelos, apresentou o Hino Nacional e o Hino do Município. O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, ministrou palestra sobre planejamento estratégico do governo do Estado do Rio de Janeiro, e o professor da UFRJ, Mauro Osório da Silva, sobre Análise Sócio-econômica do Estado do Rio de Janeiro e região.

Logo após o almoço, servido no Palácio Cultural Carlos Martins, o representante da Fundação Universitária José Bonifácio, Orlando Thomé Cordeiro, explanou sobre Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Municipal. A diretora de Operações da Investe Rio, Roberta Simões Maia, explicou a utilização do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) e José Eduardo Castello Branco, subsecretário Adjunto de Programas Especiais da SEPLAG, detalhou o gerenciamento do Projeto Municípios Eficientes.

— São João da Barra está recebendo um empreendimento jamais imaginado pela região. O Complexo Logístico e Portuário do Açu vai causar impactos positivos de forma regional e os negativos nós temos que mitigar através de um planejamento estratégico integrado. Esse seminário está sendo o primeiro passo para este movimento regional — finalizou a prefeita Carla Machado, vice-presidente da Aemerj.

Nenhum comentário: