quinta-feira, 22 de outubro de 2009

APAE DE SÃO JOÃO DA BARRA FEZ REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabrício Berto

APAE de São João da Barra reuniu pais de alunos para orientar sobre como se proceder em casa na continuação de atividades

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São João da Barra realizou, nesta quarta-feira (21), encontro com os familiares dos alunos. O objetivo foi desenvolver um trabalho de conscientização e orientação sobre como se proceder diariamente em casa na continuação do tratamento de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologogia, pedagogia e odontologia.

A presidente da APAE sanjoanense, Martha Bomgosto, destacou que a iniciativa visa proporcionar uma melhora no tratamento com um resultado mais rápido e eficaz. “É fundamental que em casa os pais dos alunos prossigam com o tratamento feito na instituição, como por exemplo a realização de alguns exercícios de fisioterapia e cuidados com a saúde”, comentou.

O dia foi marcado por muitas palestras enfocando diversos assuntos. A Pedagoga Adriana Grossi falou sobre a parte educacional e a necessidade dos pais ajudarem os filhos nas tarefas escolares. A psicóloga Josimare Manhães destacou a importância dos pais estarem mais presentes na instituição e agir com os filhos com mais naturalidade sem preconceito de inferioridade.

As fisioterapeutas Daniele Pessanha Amaral e Ana Luiza Rangel ressaltaram a importância da utilização de orteses (calhas) e das mães interagirem em relação ao tratamento, dando dicas de postura para evitar deformidades, continuação dos exercícios fisioterápicos no domicílio e explicação de como é feito o trabalho de hidroterapia e equoterapia, onde a APAE de São João da Barra é uma das poucas que possuem esses tipos de atendimento com profissionais qualificados.

Já a fonoaudióloga Thais Campos detalhou a importância do trabalho orofacial estimulando os músculos que facilitam a deglutição e higiene bucal. A assistente social, Marcela Souza enfocou questões de INSS, auxílio família, marcação de médicos e exames fora da instituição, benefícios e freqüência escolar.

Na parte da tarde as atividades foram iniciadas com depoimentos de mães de alunos contando experiência e vivencia com os filhos especiais e apresentação da peça teatral “Higiene Bucal”, com os alunos da Escola Estadual Newton Alves, de Atafona. Dinâmica da capoeira, com o professor Francisco de Assis, e encerramento com a professora de educação física, Luciane Pessanha, que explanou sobre os avanços dos alunos no esporte, as olimpíadas que eles participam superando suas limitações e dinâmica de grupo com música envolvendo ritmo, coordenação e agilidade.

Nenhum comentário: