Dados de 30 mil e-mails vazaram na internet, segundo a rede BBC.
Na segunda, site revelou que contas do Hotmail e MSN foram expostas.
O Google divulgou na tarde desta terça-feira (6) uma nota oficial sobre o caso de vazamento de contas e senhas de usuários de seu serviço de e-mail na internet, afirmando que “um número muito pequeno de contas de Gmail foi afetado”.
“O Google esclarece que não se trata de uma falha ou violação de segurança do Gmail, mas sim um esquema clássico de ‘phishing’ através do qual hackers tentam fazer com que usuários da internet forneçam seus dados pessoais de forma ilícita”, informou a companhia em comunicado, para em seguida minimizar o número de contas afetadas.
“Um número muito pequeno de contas de Gmail foi afetado. Assim que tomou conhecimento do ataque, o Google solicitou aos usuários afetados que redefinissem suas senhas. A empresa leva a questão de segurança muito a sério e recomenda ao usuário que acesse sua conta individual no Google pelo endereço https://www.google.com/accounts “, concluiu a nota.
Na manhã desta terça-feira, a rede "BBC" informou que teve acesso a duas listas que traziam detalhes de mais de 30 mil nomes e senhas do Gmail que foram postados on-line.
"Recentemente, tomamos conhecimento de um grande esquema de phishing através do qual os hackers obtiveram credenciais de usuários para contas de e-mail baseadas na web, incluindo as do Gmail", disse um porta-voz do Google.
"Assim que ficamos sabendo do ataque, forçamos redefinições de senha nas contas afetadas. Continuaremos a forçar essas alterações de senha em contas adicionais assim que tomarmos conhecimento delas", continuou o representante da gigante de buscas.
Hotmail
Nesta segunda-feira (5), o site Neowin divulgou que os e-mails e senhas de milhares de contas do serviço Windows Live Hotmail, da Microsoft, foram publicadas on-line. De acordo com a página – citada em uma reportagem da BBC --, um usuário anônimo postou os detalhes das contas no dia 1 de outubro no pastebin.com, um site usado para desenvolvedores compartilharem trechos de códigos. Os dados já foram removidos do site.
Entre as extensões de e-mail que tiveram dados publicados na internet estão @hotmail.com, @msn.com e @live.com. Ainda de acordo com o site, a lista continha informações de cerca de 10 mil contas iniciadas com as letras “a” e “b”. Por isso, é possível que haja ainda outras listas.
Fonte: www.g1.globo.com
Acesso em 06/10/09 às 17: 43
Nenhum comentário:
Postar um comentário