segunda-feira, 5 de outubro de 2009

05 DE OUTUBRO: DIA INTERNACIONAL DAS AVES

Foto: A minha filha Eloína se encanta com a aparição e travessuras de um casal de sabiás na pedra do cais de São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto. (Clique na foto para ampliá-la).
DIA INTERNACIONAL DAS AVES
Na data de hoje comemoramos o dia internacional das aves. É uma data bastante expressiva para aqueles amantes da natureza e praticantes do "Birdwachting", que na lingua portuguesa, significa "Observadores de pássaros". Aqui em São João da Barra nós temos um grande potencial para a observação de pássaros, tanto endêmicos, nativos como migratórios. A observação de pássaros movimenta milhões na Europa e na América do Norte. No Brasil já existem roteiros de observação. Tem locais mapeados que os próprios moradores nem sequer imaginam que fazem parte de um roteiro internacional. Um exemplo é a cidade natal de minha mãe Cecília Pinto, em Sumidouro-RJ. Lá existe uma espécie da pássaro endêmico da mata atlântica que vem gente da europa só para fotografá-lo. Quando meu pai João Oscar era vivo, Já tive a oportunidade, em 2005, de conversar com um grupo de canadenses que estava nas estradas de terra de Sumidouro só para ver o passarinho da mata atlântica e tirar umas fotos com as superlentes de máquinas fotográficas profissionais. Na ocasião, eles estavam com um guia bilingue que era de Nova Friburgo. CLIQUE AQUI para ver uma matéria que este blog publicou sobre os pássaros que são encontrados em São João da Barra durante o ano todo.
Foto: O renomado Jornalista Romildo Guerrante, que já foi do JB e hoje presta seus serviços jornalísticos para a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - ABES, se apaixonou pela vista dos trinta-réis no Delta do rio Paraíba do Sul. Crédito da Foto: Marco Pacheco - Técnico em Meio Ambiente da SEMASP. Foto: Andre Pinto com o pássaro "Dodo", no Natural History Museum em Londres. Conheça a triste história do pássaro "Dodo" e entenda o por que da importância da preservação dos pássaros. CLIQUE AQUI.
Obs. Se não conseguir ver pelos links acima, cole na barra de sua internet os seguintes endereços: www.andreambiental.blogspot.com/2008/02/observao-de-pssaros.html www.andreambiental.blogspot.comm/2009/08/andre-pinto-conhece-replica-famoso.html

Nenhum comentário: