quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CÂMARA DE SJB CUMPRE A LEI COM A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PPA 2010-2013

Foto: Abertura dos trabalhos pela mesa diretora, tendo como Presidente o Vereador Alexandre Rosa, auxiliado pelos vereadores Kaká e Camarão. Pela Prefeitura, os técnicos Alan e Elisângela. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: A futuro vereador, Alex Firme, esteve presente ao evento e está confiante com a ADIN com pedido de liminar que muitos vereadores estão ingressando na justiça para assumirem seus respectivos cargos públicos. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Início das explanações dos Técnicos da Prefeitura Municipal de São João da Barra, Alan e Elisângela. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: A estudante do Educandário Santa Cecília, Eloína Gomes Pinto, tentou entender alguma coisa, mas ficou só no cafezinho e água gelada. Mas é assim que se aprende a exercer a cidadania... Já sabe o que é uma Câmara Municipal. Crédito da foto : Andre Pinto.
Foto: Andre Pinto assiste à explanação dos técnicos Alan e Elisângela. Crédito da foto: Eloína Gomes Pinto.
Foto: Vereadores tecem seus comentários. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Representantes da sociedade civil como a ONG COCIDAMA, Grupo da Terceira Idade, Santa Casa de Misericórdia, Mar e Moto-Moto Clube, Rádio Ultra FM, foram alguns dos presentes ao evento. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Geral do público presente. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: A audiência pública do PPA teve apresentação em data show, para facilitar o entendimento dos programas. Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: Tudo na paz e tranquilidade! Assim foi a Audiência Pública do PPA 2010 - 2013. Crédito da foto: Andre Pinto.
A AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PPA 2010 - 2013 A Câmara Municipal de São João da Barra realizou nesta quinta-feira, 01/10, a Audiência Pública que visou a discussão do Plano Plurianual para o quadriênio 2010-2013, onde houve a participação dos técnicos da Contabilidade e Controle Interno da Prefeitura Municipal de São João da Barra, o Sr. Alan e a Sra. Elisângela, que explicaram tecnicamente como se chegou na elaboração do PPA, os seus programas, atividades e ações e a prórpia participação da sociedade, que preencheu, durantes os meses passados, os formulários distribuídos em todo o município sanjoanense com sugestões e propostas em seus diversos Distritos. A reunião começou por volta das 17 horas e 20 minutos e teve seu término por volta das 20 horas e 20 minutos, onde a grande maioria dos vereadores estiveram presentes, tendo faltado apenas o vereador "Neco" e que teve a justificativa de sua ausência dada por seu colega, Aloízio Siqueira, que estava à mesa para representá-lo naquele momento. A Audiência Pública foi dividida em pequenas partes onde foi, primeiramente, apresentada aos presentes uma breve explanação em data show, pelos técnicos da Prefeitura sobre o que é um PPA, as leis que regem a matéria, os princípios constitucionais, o Plano Diretor Municipal, a leitura dos programas - 38 no total - os seus respectivos orçamentos (projeções) para os próximos anos, logo em seguida seguiu com as perguntas dos membros da mesa diretora, composta pelos Vereadores Kaká, Alexandre Rosa e Camarão. Depois abriram-se os microfones para os demais vereadores presentes e logo depois para as entidades e associações presentes, bem como representantes da administração municipal. Pela Casa de Leis, fizeram uso da palavra os vereadores Alexandre Rosa, Kaká, Camarão, Jonas, Franks, Aloízio Siqueira e Gersinho, além do funcionário da mesma o Sr. Luiz.
Foto: Vereador Jonas foi o edil que mais fez uso da palavra na sessão da Audiência Pública do PPA. Crédito da foto: Andre Pinto.
Fizeram uso da palavra pelas entidades e associações: -Da ONG COCIDAMA, o Sr. Áureo Simões, Sr. Andre Pinto e Sr. Alex Firme. -Da Secretaria Municipal de Agricultura , o Sr. Robson Peixoto. -Da Rádio Ultra FM, o locutor Sr. Murilo. -Da plenária, Sr. Talvan.
Foto: Andre Pinto, da ONG COCIDAMA, fala da destinação de verbas para criação do Parque Municipal do "Pestana", uma idéia antiga de "Nhonhô" Sapateiro e que já teve indicação de sua criação desde o PPA de 2006. Crédito da foto: Eloína Gomes Pinto.
Foto acima e abaixo: Áureo Simões, da ONG COCIDAMA, debate as questões menos claras do PPA e ainda clama a criação do Conselho Executor e Gestor do Plano Diretor Municipal. Crédito das fotos: Andre Pinto. Apesar da ausência de muitas outras entidades e associações, a Audiência Pública foi bem divulgada e não incorreu em quaisquer gravames por falta de divulgação na mídia local e em outros meios de comunicação. Tudo transcorreu muito bem, de forma ordeira, pública e com oportunidades dada à todos os presentes para se expressarem junto ao ato solene, que tem a finalidade de nortear os investimentos públicos de São João da Barra para os próximos 04 anos. É bem verdade que falta ao povo ter a consciência de estar presente a eventos como estes, que são de suma importância para o desenvolvimento de nossa terra. A Casa de Leis poderia estar mais cheia. Assuntos como investimentos na pesca, saúde, beneficiamento de carnes bovinas (matadouros) e meio ambiente tiveram maior destaque nesta audiência pública, onde os debates foram mais abrangentes. A questão da saúde no município foi até mais debatida em razão dos repasses de verbas para a Santa Casa de Misericórdia, futuros aditivos etc e também foi falado da questão do pouco caso que pediatras concursados estão fazendo em rejeitar os plantões de domingo e segundas-feiras, onde a Prefeitura, de acordo com a lei, poderá contratar pediatras em regime de urgência. O Público que estava presente ao evento se mostrou bastante atento ao que foi debatido e segundo informações do Presidente daquela nobre Casa de Leis, o Vereador Alexandre Rosa, toda a sociedade terá um prazo de 10 (dez) dias para encaminhamentos de sugestões e emendas, a contar de amanhã. Na próxima quinta-feira haverá uma outra Audiência Pública que determinará o orçamento para o ano de 2010 tão somente. Tratar-se-á da LDO 2010. Compareçam e façam suas sugestões e emendas. Ao término da audiência, os Vereadores Aloízio Siqueira e Alexandre Rosa, pela data do dia do vereador, teceram informal homenagem ao ex vereador Domingos José Vieira por sua pronta recuperação e exemplo de vida pública voltada a comunidade sanjoanense. Foto: Andre Pinto com o Sr. Oswaldo do Açougue. Crédito da foto: Eloína Gomes Pinto.
Foto: Aúreo Simões, da ONG COCIDAMA, aguarda a sua vez para fazer uso da palavra. Ao seu lado encontram-se o Sr. Talvan que fez algumas indagações sobre as porcentagens dos programas do PPA em relação ao montante total dos arçamentos e o Sr. Murilo, que tem o programa "Microfone do Povo" da Rádio Ultra FM. Crédito da foto: Andre Pinto.

Um comentário:

victor disse...

É André mais uma vez estive nessa casa e tive que apelidar o senhor jonas de 20segundos. Mas por outro lado gostei de ver a casa sem um público esperado pois tenho certeza que se eu alugar outro ónibus para a população do quinto distrito ir a uma audiencia e mostrar que eles tem força, tenho certeza que ao chegar a camara ela estará lotada sem espaço para o povo do quinto distrito. Pois acredito que vc lembra da audiencia e da carreata que fizemos para sede do municipio.