sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PREFEITA CARLA MACHADO SE INTERA SOBRE PRÉ-SAL COM MINISTRO EDSON LOBÃO

Foto: SECOM / PMSJB

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Bruno Costa

07 de julho de 2009

PREFEITA CARLA MACHADO SE ENCONTRA COM MINISTRO

EDISON LOBÃO EM DEBATE SOBRE A CAMADA PRÉ-SAL

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve na tarde desta sexta-feira (07), com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante palestra sobre “Brasil diante do pré-sal”, na Universidade Veiga de Almeida, campus de Cabo Frio. Os dois voltam a se encontrar em Búzios, durante a reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), na manhã desta sábado (08).

Na ocasião, a prefeita convidou Lobão para conhecer o município e o empreendimento do Complexo Logístico e Portuário do Açu. “Serão implantadas siderúrgicas, termelétricas, mineroduto, além de investimentos que devem chegar a trinta e seis bilhões de dólares. O seu ministério é de suma importância para o desenvolvimento do país e está ligado diretamente ao que acontece em São João da Barra”, relata a prefeita ao ministro, acrescentado que a infraestrutura a ser implantada com o Complexo está sendo preparada também para receber o petróleo oriundo da camada pré-sal.

O evento, organizado pelo deputado federal Bernardo Ariston, presidente da comissão de Minas e Energia, visa expandir o debate sobre a definição do novo marco regulatório, a criação de uma nova estatal específica para o pré-sal, os regimes de exploração e produção do petróleo e gás natural, além dos impactos econômicos e sociais.

Segundo Edison Lobão, uma comissão interministerial foi criada junto com ANP, BNDES, Petrobras para discutir o assunto, como o novo marco, o regime de concessão e outros pontos ainda a serem definidos. “Ainda não podemos adiantar muito. A nova lei do pré-sal vai ser de partilha e não mais de concessão, onde o governo vai ter participação em determinado percentual a ser definido e as empresas que quiserem participar do leilão seguirão esta norma. O petróleo encontrado será dividido entre a União e a empresa, descontando-se antes o que a empresa gastar no processo”, esclarece.

O ministro complementa dizendo que: “o Estado do Rio de Janeiro não precisa se preocupar já que não será prejudicado naquilo que recebe”.

Estiveram presentes, vereadores locais e regionais, prefeitos da região dos Lagos, deputados, o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, além de autoridades e população.

Pré-sal – Atualmente, geólogos estimam que a camada geológica do pré-sal no Brasil tenha uma reserva de pelo menos 90 bilhões de barris de petróleo. Esse número coloca o Brasil atrás apenas da Arábia Saudita, Irã e Iraque, tornando o país um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

Nenhum comentário: