quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PREFEITA CARLA MACHADO TEM EXTENSA AGENDA NO RIO DE JANEIRO EM BUSCA DE MELHORIAS PARA OS MUNÍCIPES SANJOANENSES

PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA

Secretaria de Comunicação Social

O secretário de Estado de Habitação, Leonardo Picciani, afirmou em reunião com a prefeita Carla Machado que realizará a atualização do cadastro dos moradores da Cehab, em Atafona, e dentro de uma semana encaminhará propostas para regularização das residências, ocupadas, em sua maioria, por pescadores. Carla cumpre extensa agenda no Rio de Janeiro desde segunda-feira, onde já se reuniu com a diretoria do Sebrae e com a gerente regional da Superintendência de Patrimônio da União.

Na terça-feira (11), a prefeita se encontrou também com a cúpula da Secretaria de Estado de Educação e voltou a afirmar a necessidade de qualificar a população de São João da Barra, destacando a importância do ensino técnico. Para a secretária de Educação, Tereza Porto, a implantação de unidades de ensino médio integrado é um caminho para suprir possíveis carências diante do aumento da demanda por qualificação.

Em parceria com a Secretaria de Educação a Prefeitura vai mapear as necessidades de ensino técnico identificando a demanda que surgirá a partir do Complexo do Açu. A idéia é criar unidades em horário integral mesclando o ensino médio na parte da manhã com o técnico oferecido à tarde. No modelo de parceria, a Prefeitura oferecerá a área e o Estado construirá a unidade.

Tereza Porto garantiu à prefeita que as obras realizadas nas escolas estaduais estarão concluídas em breve e que isso não causará alteração no cronograma de aulas. O adiamento do reinício das aulas da rede pública estadual foi motivado pela gripe Influenza A (H1N1), mas uma reunião esta semana com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil será determinante para decidir se haverá ou não um novo adiamento.

Da Secretaria de Habitação a prefeita obteve a garantia de parceria na construção de unidades habitacionais para as camadas sociais com renda familiar até três salários mínimos. Leonardo Picciani garantiu a inserção de São João da Barra em programas do governo federal, como o “Minha casa, minha vida” que beneficia famílias com renda até esta faixa salarial. As casas são construídas em conjuntos com até 100 unidades, financiadas em até 10 anos e o valor da prestação varia entre R$ 50,00 e R$ 135,00.

Para a prefeita, Carla Machado a agenda do Rio tem sido extremamente proveitosa. Hoje (quarta-feira) ela terá reuniões com o vice-governador Luiz Fernando Pezão – em exercício da função de governador com a viagem do governador Sérgio Cabral à Europa –, com a nova diretoria da Fundação Ceperj – que realizou o concurso para profissionais da Saúde em São João da Barra e com a cúpula da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Codin – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – para tratar da desapropriação de áreas no 5º Distrito.

- Essa desapropriação é polêmica e não pode ser feita sem levar em consideração a ocupação das áreas por agricultores locais. Não se pode simplesmente chegar lá e dizer que as pessoas não residirão mais naquele lugar onde construíram as suas vidas. É preciso avaliar melhor a situação, afirma a prefeita, que se mostrou otimista. “Tenho certeza de que o secretário Júlio Bueno vai concordar comigo quando souber exatamente o que está acontecendo ali”, ressalta.

Nenhum comentário: