quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PROJETO PÓLEN LANÇA PROJETO ATAFONA : CIDADANIA AMBIENTAL EM SJB

Foto: O Chefe de Gabinete Geraldo Gomes representou a Prefeita Carla Machado no lançamento do Projeto Atafona: Cidadania Ambiental, do Pólen de São João da Barra-RJ

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação

19.08.09

Carla Cardoso

Projeto Pólen – Atafona Cidadania Ambiental lançado em

São João da Barra

Preservar os manguezais da região e o meio ambiente. Esse é o objetivo do Projeto Pólen – Atafona Cidadania Ambiental, que foi apresentado à comunidade nesta quarta (19), em um evento promovido no auditório municipal, na prefeitura de São João da Barra. A reunião contou com a presença do coordenador geral do projeto, Ronaldo Boseli, da representante da Petrobras, Márcia Mancebo, representantes da sociedade civil organizada, autoridades e secretários municipais.

Em São João da Barra, o projeto é realizado em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura, Meio Ambiente e Pesca. Segundo a secretária de Educação, Graça Maria Viana, o projeto integrado da cidade é o primeiro a possuir uma sede.

— Vamos promover reuniões e traçar metas de educação ambiental para preservar nossos manguezais. Os municípios de Campos e São Francisco de Itabapoana também mantêm esses pólos. Em São João, visamos a geração de conhecimentos para enfrentamento de questões ambientais, locais e desenvolvimento de ações mobilizadoras, referentes a medidas que reduzem os impactos ambientais dos empreendimentos da Petrobras — diz a secretária.

Coordenadora do projeto em São João, Arleide Maria Ferreira comemora a apresentação do projeto.

— Estamos confiantes no trabalho e nas parcerias. Vamos promover debates temáticos e a integração de especialistas da pesca de Atafona. Nas escolas, vamos realizar muitas ações. Nossa expectativa é de que esse trabalho seja ampliado —, observa Arleide, ressaltando que, quem quiser ser voluntário pode fazer contato na sede do projeto (Rua Barão de Barcelos, 65, Centro). “Tanto a sociedade civil quanto universidades, entidades, podem fazer contato conosco que estaremos vendo essa possibilidade de parceria, como a que já temos com os projetos Jovens Talentos e Humanomar.

O projeto – O projeto Pólen faz parte dos projetos ambientais realizados como medida mitigadora para o licenciamento ambiental de Atividade de Ampliação do Sistema de Tratamento e Escoamento da Fase 2 do Campos de Marlim, por meio do FPSO P-47, e da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimba, por meio do FPSO Espadarte, localizados na Bacia de Campos.

Em Atafona, o projeto que tem duração de dois anos, visa a criação de espaços de discussão socioambiental no interior da comunidade pesqueira de Atafona que promovam a troca de saberes entre o conhecimento popular e científico fomentando a formulação de propostas a partir dos anseios e das necessidades surgidas no interior do debates. O projeto abrange os municípios dessa área de influência: Saquarema, Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra.

Nenhum comentário: