segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ANDRE PINTO CONHECE OS PARQUES EÓLICOS DE PORTUGAL E DA ESPANHA

Foto: Andre Pinto passa pela Serra da Estrela (local dos famosos queijos artesanais de mesmo nome) e presencia um mar de torres eólicas em pleno funcionamento em Portugal. Não foi diferente na Espanha. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Andre Pinto está no Parque Eólico de Torres Vedras, em Portugal. Crédito da foto: Luiz Pinto. Andre Pinto em suas andanças nas terras das vindimas (Portugal) e nas terras de criação de bravos touros de arena (Espanha) visitou muitos parques eólicos interessantes constatando que a energia limpa é o melhor caminho para a sustentablidade e que a Comunidade Européia está fazendo seu dever de casa quanto ao protocolo de Kioto. Aproveitou para saber um pouco mais sobre as concessionárias e indústrias fabricantes de aerogeradores líderes no mundo, com base na Espanha e filiais em todo o mundo, inclusive, detendo a propriedade da empresa Endesa que pretende instalar eólicas aqui em São João da Barra, muito em breve. Veja descritivo abaixo das maiores empresas Espanholas que dominam o mercado mundial: Gamesa e Iberdrola entre as mais sustentáveis A Gamesa e a Iberdrola, duas empresas do setor das renováveis com atividade em Portugal, figuraram na lista das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, no ranking elaborado pela revista Corporate Knights e pela consultora Innovest Strategic Value Advisors, apresentado no Fórum Econômico de Davos. Ambas as empresas têm desenvolvido forte atividade no setor das eólicas, estando a concorrer à segunda fase da cooncorrência para atribuição de potência em Portugal, num total de 500 MW. A Gamesa assinou vários contratos em Portugal, para fornecimento de torres eólicas, o último dos quais com a EDP. A Iberdrola, por seu turno, tem já vários parques funcionando em Portugal e mais três que entraram em operação por volta de 2007. UM CASO CURIOSO DE TORRES VEDRAS Os arqueólogos que acompanharam a construção de um parque eólico em Torres Vedras , Portugal, encontraram meia centena de contas de colar, da idade do ferro, um espólio considerado valioso porque prova que a zona era bastante povoada naquele período. "Encontramos à superfície um valioso espólio em contas de colares, mais de meia centena, o que nos leva a acreditar que ali existia uma grande necrópole porque os indivíduos eram sepultados com um pequeno espólio", afirmou ao Diário Digital Lusa, o Sr. Mário Monteiro, arqueólogo que coordenou a campanha. Os achados foram descobertos em 2006 e 2007 durante o acompanhamento arqueológico da construção do parque eólico da Serra do Socorro e após terem sido estudados foram agora doados ao Museu Municipal Leonel Trindade, de Torres Vedras. Os arqueólogos já tinham anteriormente descoberto um povoado fortificado da Serra do Socorro, também da Idade do Ferro, e acreditam que estes adornos pertenciam a habitantes de um outro povoado que existia na mesma zona (cabeço do moinho da Mariquitas). "É um achado valioso porque podemos falar de um conjunto de dois povoados (um já era conhecido anteriormente) e de uma necrópole". O fato dos achados estarem à superfície é explicado pelo arqueólogo por aquela área já ter sido sujeita a trabalhos de extração de inertes. Fonte: Diário Digital / Lusa CONHEÇA MAIS A IBERDROLA
A IBERDROLA é o principal grupo energético espanhol, uma das cinco maiores potências do mundo e líder mundial em energia eólica. É uma posição conseguida através dos esforços de aproximadamente 33.000 pessoas em mais de 40 países que estão trabalhando para oferecer a energia mais limpa do planeta. WWW.IBERDROLA.COM A GAMESA A Gamesa em sua carreira como Grupo Industrial tem orientado os avanços tecnológicos e de inovação, além de estimular o desenvolvimento de tecnologias de energia sustentável, concentrando-se particularmente no domínio da energia eólica. Os primeiros projetos desenvolvidos pela Unidade de Promoção e Venda de Parques em Espanha que datam dos anos 1996, em Aragão (Wind Park La Plana III) e 1997 na Galiza (Wind Farm Coriscada), seguido por outros nessas mesmas regiões e em Castilla y León, Castilla-La Mancha e Andaluzia. Em 1999 viu o lançamento do primeiro "vento" fora da Espanha e foi a partir de 2000, quando ocorreu o desenvolvimento internacional, com mais intensidade, onde havia desenhado projetos atualmente em países como Portugal, Itália, França, Grécia, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Polônia , Bulgária, Romênia, Estados Unidos, China, México e República Dominicana. Até dezembro de 2008, a Unidade para a Promoção e Vendas de Parques construiu e lançou 127 parques, somando uma capacidade total instalada de 3.161,57 MW, que representa aproximadamente 2,5% do mercado mundial de energia eólica. Com uma carteira de mais de 21.000 MW de energia eólica em promoção na Europa, América e Ásia, com presença em 15 países, a Gamesa é uma das empresas líderes mundiais na promoção e desenvolvimento de parques eólicos.

Nenhum comentário: