quarta-feira, 5 de agosto de 2009

VIGILÂNCIA AMBIENTAL DE SJB FARÁ CONTROLE DA DENGUE, ROEDORES E ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO

Imagem: Uma interessante charge encontrada na internet por Andre Pinto. Crédito da imagem: (busca no google). ------------------------------------------------------------

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Nelita Campos

04-08-09

Saúde

São João da Barra se prepara para controle de Zoonoses

Os agentes de endemias de São João da Barra, que foram aprovados no último concurso realizado pela prefeitura e que tomaram posse em julho, já estão atuando no município. Até meados de agosto a equipe permanece em treinamento teórico e prático no controle de zoonoses e depois parte para o controle efetivo.

O Núcleo do Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental vai fazer todo o controle da dengue, dos roedores e de animais peçonhentos no município. O controle da dengue vai ser realizado diariamente com equipes visitando os imóveis para fazer o trabalho preventivo. Os imóveis de veraneio que estiverem fechados vão receber visitas aos finais de semana, quando há maior probabilidade de encontrar o proprietário. O controle dos animais peçonhentos vai ser realizado através de reclamações e o dos roedores vai funcionar de ambas as formas, através do controle diário por regiões e também através de reclamações dos moradores.

— É importante ressaltar que o trabalho dos agentes é apenas com imóveis residenciais. Os imóveis comerciais devem obedecer normas da Vigilância Sanitária que os obriga a fazer a dedetização e desratização periodicamente — explicou Vera Cardoso de Mello, coordenadora do Núcleo do Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental de São João da Barra.

Outra observação feita por Vera foi quanto às caixas d´água das residências. Muitas estão com tampas quebradas ou até mesmo sem tampa, o que facilita o surgimento do mosquito da dengue.

— No treinamento prático os agentes estão visitando residências e encontrando esse problema. A prefeitura está fornecendo uma cobertura, mas é uma solução paliativa. Os proprietários têm que se conscientizar e providenciar a tampa correta para as caixas d´águas — finalizou.

Nenhum comentário: