sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA ATUA NO CONTROLE DE ZOONOSES

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Nelita Campos

27-08-09

Saúde

Os agentes de endemias de São João da Barra, que foram aprovados no último concurso realizado pela prefeitura, já estão atuando no município. O Núcleo do Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental começou na segunda metade deste mês o controle efetivo da dengue e dos roedores e prossegue com sucesso.

O controle da dengue é realizado diariamente com equipes visitando os imóveis para fazer o trabalho preventivo. Na sede do município já foram visitadas as residências de Água Santa e do Centro. Na próxima semana as visitas acontecem no bairro da Chatuba. Em Atafona a região da Cehab já foi visitada e os serviços continuam do Centro em direção ao Carrapicho. Em Grussaí, os imóveis do outro lado da Lagoa já foram visitados e agora o trabalho se concentra na região do Clube. Em Barcelos já foram feitas as casas do lado da usina e agora os trabalhos vão se concentrar em Barretinho, indo em direção ao Cemitério. No 5º distrito os grupos visitaram Palacete, Campo da Praia e Cazumbá, indo agora em direção ao Campo de Areia. Já visitaram também Pipeiras e continuam os trabalhos no Açu. Na próxima semana os agentes vão trabalhar nas casas de Sabonete e Barra do Jacaré.

— O sucesso do trabalho depende muito da participação da população, que deve receber os agentes em suas casas para que eles possam fazer a prevenção. Vamos divulgar semanalmente os bairros que vão ser visitados para que os moradores saibam onde vamos estar — explicou Vera Cardoso de Mello, coordenadora do Núcleo.

O combate à dengue volta aos locais visitados de 2 em 2 meses. Os imóveis de veraneio que se encontram fechados vão, a partir do mês de outubro, receber visitas aos finais de semana, quando há maior probabilidade de encontrar o proprietário.

Quanto ao combate dos roedores, a equipe visitou o bairro de Fátima. As casas onde foram encontrados animais vão receber nova visita num prazo de dez dias, contados da data que foram visitadas. Agora a equipe de endemia está na região do Centro da sede do município.

A população também pode pedir a solicitação da visita dos agentes em casos de manifestação de roedores ou da existência de animais peçonhentos. O contato pode ser feito através do telefone 27414175, 27411388 ou através do e-mail zoonosessãojoãodabarra@hotmail.com .

Nenhum comentário: