sexta-feira, 7 de agosto de 2009

NOVOS TEMPOS - MANDARIM TEM AULA INAUGURAL EM SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabrício Berto

07-08-09

Alunos participam de aula inaugural do curso de Mandarim em SJB

A Prefeitura de São João da Barra através da Secretaria de Educação e Cultura e em parceria com a Câmara de Comércio Indústria Brasil - China / Espírito Santo realizou na última quinta-feira, no Cine Teatro São João, Aula Inaugural do Curso de Mandarim.

O diretor da Câmara de Comércio Indústria Brasil – China, Carlos Dias Eiras, destacou que São João da Barra é o primeiro município do Brasil a implantar o Curso de Mandarim. “A prefeita Carla Machado está de parabéns pela demonstração de visão de futuro em capacitar os alunos e pessoas da comunidade preparando-os para a demanda de chineses que estão pra chegar com a vinda do Porto do Açú”, disse.

Para a professora do Curso de Mandarim, Clare Huang, por possuir menos gramática, o mandarim é mais fácil de aprender do que a língua portuguesa, porém para aprender a escrita é preciso paciência. “Se o aluno se esforçar e se dedicar às aulas, em menos de 1 ano estará falando bem mandarim”, comentou.

– Além de ensinar a ler e escrever, o curso passará noções da culinária chinesa, técnicas do Tai Chi Chuan, apresentação dos pontos turísticos da China, cultura chinesa, visão de comércio (forma em que os chineses se apresentam na negociação), entre outras questões – ressaltou Carlos Eiras.

Segundo a secretária de Educação de São João da Barra, Graça Maria Vicente, os 90 alunos inscritos no curso estão divididos em seis escolas: E.M. Domingos Fernandes da Costa – Centro, E.M. Amália Soares de Almeida – Atafona, E.M. Amaro de Souza Paes – Grussaí, E.M. Elízio de Magalhães – Barcelos, E.M. José Alves Barreto de Mato Escuro e E.M. Crizanto Henrique de Souza – Açu.

“As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 10h às 12h, no Açú, das 14h às 16h, Mato Escuro, e das 17h às 19h em Barcelos. Já às quartas-feiras, das 10h às 12h, será Grussaí, das 14h às 16h, no Centro, e das 18h às 20h, em Atafona”, informou a secretária, acrescentando que o curso tem duração de 4 anos englobando o ensino básico, avançado e conclusivo.

De acordo com a coordenadora do Curso Municipal de Mandarim, Florita Fernandes Moço, a Prefeitura disponibilizou uniforme e material didático para todos os alunos das seis turmas. “Tivemos um grande número de inscritos e a seleção por turma obedeceu ao critério de 8 vagas para alunos da Rede Pública que obtiveram as melhores notas no 2º Bimestre e 7 vagas para pessoas da comunidade escolhidas através de sorteio”, explicou.

Nenhum comentário: