quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA EM SEMINÁRIO SOBRE TRENS TURÍSTICOS

Foto: Secretário Municipla de Transportes, Sérgio Romero (do meio da foto), representou brilhantemente São João da Barra neste encontro.

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Maurício Barreto

20-08-09

Secretário de Transportes participa de Seminário sobre trens turísticos

O secretário de Transportes de São João da Barra, Sérgio Romero Lopes Costa, esteve, entre os dias 14 e 16 do mês de agosto, na cidade de Campinas-SP. Na ocasião, ele representou a prefeita Carla Machado no 5º Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais, que contou com a participação de 32 municípios, sendo São João da Barra o único do estado do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, Romero conheceu a experiência de Campinas, que já opera 24 km de ferrovias, com seis estações e percorrendo antigas fazendas de café. Exemplos de outros trens turísticos em operação no país também foram apresentados no seminário. Ele pode, também, conhecer um pouco mais a respeito da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e seu trabalho de implantação de diversos projetos de trens turísticos e culturais.

—Temos estudado a implantação de um projeto nesse sentido em São João da Barra e para isso iremos aguardar a visita de representantes da ABPF para uma avaliação do circuito que estamos propondo, compreendendo o centro da cidade, no local onde hoje funciona a Estação das Artes Derly Machado e a praia de Atafona, com uma possível extensão até Grussaí — explicou.

Instruções sobre cessão e uso do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal S/A e tornar pública a Carta de Paulo de Frontin, onde São João da Barra já figura como integrante do grupo participante dos novos projetos para o circuito de trem turístico foram outros pontos positivos do seminário destacados pelo secretário. A carta foi elaborada durante o Encontro Regional de Preservação e Revitalização Ferroviária, realizado no mês de julho, na cidade de Paulo de Frontin, Sul Fluminense.

Nenhum comentário: