quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O MANGUE É EXALTADO ESPLENDOROSAMENTE PELO HISTORIADOR ROBERTO ACRUCHE

Foto: O Mangue.
Ontem à noite recebi um verdadeiro presente que me chegou por e-mail. O meu querido amigo, historiador, escritor e poeta do mais alto quilate, Dr. Roberto Acruche, tinha me encaminhado um lindo poema de sua autoria intitulado "O Mangue". É uma viagem mesmo! Dr. Roberto Acruche receberá do autor deste blog um documento histórico jamais visto pelos Sanfranciscanos, fruto de uma pesquisa histórica minha junto ao Fórum de São João da Barra. Trata-se de um processo judicial sobre o afundamento do navio "Araão" na boca da Barra do Rio Itabapoana, que contém requintes de detalhes de como era a boca da barra e o caudaloso rio Itabapoana em 1871. Também retrata como eram as embarcações daquela bela época. Será um presente meu aos amigos de São Francisco do Itabapoana. Enviarei pelos correios o material, muito em beve. Fiz um convite também ao Dr. Roberto Acruche, para juntos investigarmos um processo judicial que deve existir nos arquivos do Fórum de São João da Barra sobre o "caso do Navio Serafim Donato" do memorável Simão Mansur, que pode até render uma história digna de mini série global, assim como nos remete a história do Barão Von Kummer (Tipity) que já deveria estar na mão de algum roteirista; Talvez a Rede Record possa produzir um mini série do Barão Von Kummer. Com a palavra a Secretaria Municipal de Cultura de São Francisco do Itabapoana. Vejamos a pérola que Roberto nos enviou:
O MANGUE Beleza que surpreende o imaginário, Frondosas árvores, a tudo sombreando, Folhas que caem, seguindo o seu fadário Bandos de pássaros, aninhando e gorjeando. Sobre um tapete, macio, escurecido, Aonde o sol chega brando e sereno, Caminham os crustáceos, em merecido Passeio, pelo ensoberbecido terreno. A natureza, criadora e esplendorosa, Surpreendentemente primorosa Improvisa a pluralização da existência. Translada para o mangue o berço Proporcionando a vida todo apreço Suplantando a criação e a magnificência. ROBERTO P. ACRUCHE ------------------------------------- Veja os Comentários sobre a poesia: Direto do Blog www.moinhodepaz.blogspot.com, do nosso amigo de Miracema , que já é atafonanese de raiz de manguezal, Bebeto Alvim.
"Será que, nalgum tempo, poderei fazer algo tão sensitivo e bonito. Vou continuar tentando. Se não escrevo, pelo menos, sinto! Parabéns! Tanto ao autor quanto ao divulgador. Que continuem nos brindando com pérolas como essa. Bebeto Alvim-Passarinho(moinhodepaz)."

Um comentário:

passarinho disse...

Será que, nalgum tempo, poderei fazer algo tão sensitivo e bonito. Vou continuar tentando. Se não escrevo, pelo menos, sinto! Parabéns! Tanto ao autor quanto ao divulgador. Que continuem nos brindando com pérolas como essa.
Bebeto Alvim-Passarinho(moinhodepaz).