quarta-feira, 26 de agosto de 2009

COLEGIADO DE GESTÃO - REGIÃO NORTE FLUMINENSE, SE REUNIU EM SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabrício Berto/Maurício Barreto

25-08-09

Saúde

Colegiado de Gestão Região do Norte Fluminense se reuniu em São João da Barra

São João da Barra sediou, na última terça-feira, mais uma reunião ordinária do Colegiado de Gestão Regional do Norte Fluminense (CGR-NF), que envolve as secretarias de saúde de sete municípios da região — São João da Barra, São Francisco de Itababoana, Campos dos Goytacazes, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e São Fidélis. Entre os assuntos em pauta, a apresentação da política de educação permanente em Saúde no âmbito estadual e, também, a experiência da implantação de pólo de educação em saúde.

De acordo com a subsecretária de Estado de Saúde e coordenadora do Colegiado de Gestão Regional, Regina Bonfim, o encontro, que acontece uma vez por mês, é importante para negociar, articular e decidir aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada uma das onze regiões do Estado.

— É uma forma de trabalho que busca levar uma saúde mais efetiva. Sendo ela discutida e planejada dentro da própria região. E isso acontece em plenárias, realizadas mensalmente em cada uma dessas regiões, com um município diferente sendo sede do encontro em cada mês — explicou.

Em cada um dos municípios o papel de gestor no colegiado é exercido pelo secretário de Saúde. Também compõem o colegiado um representante da Câmara Técnica e um suplente do gestor. Na reunião em São João da Barra foram indicadas para exercerem as funções, representando o município, as médicas Geisa Danúzia Retameiro e Lucy Almeida Moreira.

— È um momento de cooperação mútua entre os municípios que compõem a região Norte através do debate da gestão pública de saúde como instrumento de fortalecimento do SUS, visando a regionalização e discutindo parcerias e propostas do Plano Diretor Regional e do Plano Diretor de Investimentos — destacou a secretária de Saúde de São João da Barra, Lúcia Pessanha.

A próxima reunião do Colegiado de Gestão Regional do Norte Fluminense, ficou definida, durante o encontro em São João da Barra, que contou com a participação da prefeita Carla Machado, para o dia 29 de setembro, na cidade de Conceição de Macabu.

Nenhum comentário: