sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

AÇU VAI SACUDIR AO SOM DO REGGAE DO CIDADE NEGRA

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação

21/01/10

Nelita Campos

Açu ao som do reggae do Cidade Negra neste domingo, dia 24

A programação do verão 2010 O Paraíso é Aqui, de São João da Barra, tem música para todos os gostos. Enquanto Atafona é embalada pela bossa de Leila Pinheiro e Roberto Menescal, o Açu vai sacudir com o reggae do Cidade Negra. A apresentação será a partir das 21h, no palco oficial.

No ano de 1986 surgia na Baixada Fluminense um grupo de reggae com influências do soul e do pop rock. Seu nome era Lumiar, formada por Da Gama, Bino Farias, Ras Bernardo e Lazão. A troca de nome foi necessária porque já existia outra banda com esse nome, daí surgia o Cidade Negra. A projeção nacional do grupo se deu 1990, quando a BBC de Londres fez um documentário sobre a cultura da Baixada e deu ênfase à banda. Através desse episódio, a Sony Music se interessou pelo grupo.

Em 1991 foi lançado o primeiro disco, intitulado “Lute Pra Viver”, que teve a participação de Jimmy Cliff numa das faixas. Em 1992 sai o segundo disco da banda “Negro no Poder”. Em 1994 Ras Bernardo saiu do grupo e entrou Toni Garrido nos vocais. O cantor deu seu tom ao terceiro disco da banda “Sobre Todas as Forças”, transformando em sucesso as canções A Sombra da Maldade, Pensamento e Onde Você Mora, de autoria de Nando Reis e Marisa Monte. Em 1996, o álbum “O Êre” solidificou o sucesso da banda.

Em abril de 2008 Toni Garrido anunciou sua saída da banda para seguir carreira solo. Em junho do mesmo ano o Cidade Negra apresentou seu atual vocalista, Alexandre Massau. Cinco meses depois da saída de Toni, o guitarrista Da Gama também deixa a banda. O Cidade Negra hoje é um trio formado por Alexandre, Lazão (bateria) e Bino (contrabaixo), tendo como banda de apoio Alexandre Prol e Egler Bruno (ambos nas guitarras) e Alex Meirelles (teclado).

Ao todo a banda tem 12 discos e 3 DVDs lançados, e muitos sucessos como Girassol, Berlim, Jonny B. Good, Perto de Deus, A Estrada, Mucama, entre muitos outros. O próximo disco da banda e o primeiro com o novo vocalista, já está pronto. “Que Assim Seja” tem lançamento marcado para março e promete mostrar uma renovação nas composições, sem perder as raízes do reggae.

Nenhum comentário: