quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA COM CIRCUITO ESTADUAL DE ARTES

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação

12/01/10

Carla Cardoso

Circuito Estadual de Artes tem início dia 17, em São João da Barra

Levar espetáculos artísticos, musicais e teatrais, a municípios do interior do Rio de Janeiro. Essa é a proposta do projeto Circuito Estadual de Artes que tem início no próximo domingo, dia 17, em São João da Barra. Na ocasião, o projeto apresentará o show do grupo Farofa Carioca, a partir das 21h, na Festa de Santo Amaro, em Grussaí. O Circuito de Artes é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Prefeitura de São João da Barra e faz parte da programação de verão no município.

A primeira apresentação, no próximo dia 17, fica por conta do grupo Farofa Carioca, conhecido por seu estilo variado devido à combinação de ritmos como rock, pop, rap, samba e funk. O grupo carioca formado nos anos 1990 teve como principal vocalista o cantor Seu Jorge, que hoje atua em carreira solo. Em seu lugar na banda encontra-se o cantor Mario Broder, ex-vocalista do grupo Funk'n'Lata. O show é a única apresentação musical do projeto e fora do Cine Teatro São João.

Para as montagens teatrais, todas no Cine Teatro, os ingressos serão trocados por 1kg de alimento não perecível, uma prática comum no teatro, que aposta na solidariedade e na arte na construção da real cidadania. Os alimentos são doados à Secretaria Municipal de Promoção Social ou revertidos a famílias carentes, cadastradas em programas municipais de assistência familiar.

Silvano Motta, diretor de eventos do Cine Teatro, explica como o município foi beneficiado com o projeto. Outras cidades como São Fidélis e Itaperuna também serão agraciadas.

— O Grupo Nós na Rua foi procurado para mediar esse contato. Desde a parceria com o Grupo Nós no Morro, que ofereceu algumas oficinas em São João da Barra, o grupo ficou conhecido e o Cine Teatro, principalmente. O espaço é favorável para a realização das montagens e essa programação vai abrilhantar ainda mais as atividades já preparadas para o mês, no município — explica Silvano Motta, também integrante fundador do Grupo Nós na Rua.

Na agenda da programação, consta espetáculos como ‘Confronto’, que vai ser apresentado no próximo dia 24, às 20h30. Com texto de Domingos Oliveira, Luiz Eduardo Soares e Marcia Zanelatto, a montagem trata-se de uma livre adaptação para o teatro do livro ‘Elite da Tropa’ (que deu origem ao filme ‘Tropa de Elite’), de Luiz Eduardo Soares, A. Batista e R. Pimentel. Fala das relações do poder com o crime. Qualquer semelhança com pessoas reais, vivas ou mortas, é mera coincidência. Com 19 atores em cena, apesar de ser uma história de ficção, apresenta informações reais sobre o processo pelo qual o crime cresce, tornando-se um problema cotidiano de cada cidadão brasileiro.

‘A Arte de Escutar’, da Cia. Quem São Esses Caras? Será apresentada no próximo dia 29, no mesmo horário. A montagem traz um simples mote: uma mulher tem a capacidade de atrair as pessoas que precisam ser ouvidas, num momento social, onde é possível se falar o que quiser utilizando blogs, por exemplo, mas com poucas pessoas dispostas a ouvir. A protagonista, interpretada por Carla Faour, não é especial, ela apenas não se permite ouvir as pessoas. Um texto crítico, engraçado, mas que penetra fundo em todos que convivem com muitas daquelas situações.

Sucesso desde sua estréia, na década de 1990, a peça Confissões de Adolescentes também faz parte da programação. A montagem fala sobre quatro irmãs adolescentes descobrindo juntas o mundo: Diana, Bárbara, Natália e Carol. De um livro baseado nos diários teen da atriz Maria Mariana surgiu a novidade que levou mais de 800 mil pessoas aos teatros do Brasil inteiro para acompanhar suas tristezas, alegrias e peripécias. A história também virou um seriado de sucesso e apresentou à TV, atrizes como a própria autora, Maria Mariana, e Débora Secco. O elenco atual é formado por: Sophie Charlotte, Isabella Camero, Clarice Falcão e Louise D'tuani. O texto sofreu algumas alterações para atualizar as novas questões da adolescência.

Nenhum comentário: