terça-feira, 26 de janeiro de 2010

EVA LEVA MULTIDÃO AO DELÍRIO EM SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação

25.01.10

Carla Cardoso/Bruno Costa

BANDA EVA LEVOU UMA VERDADEIRA MULTIDÃO A GRUSSAÍ

Referência no axé music brasileiro, a Banda Eva foi a atração do último sábado, dia 23, no palco oficial, montado na orla da Praia de Grussaí. A banda, celeiro de muitos talentos da música nacional, levou uma verdadeira multidão à praia, digno de todos os recordes de público. Foi este grupo que revelou como vocalista a cantora Ivete Sangalo, em carreira solo desde 1999. Atualmente, a banda é comandada pelo cantor Saulo Fernandes (ex-vocalista do Chica Fé). O show faz parte da programação de verão promovida pela Prefeitura de São João da Barra.

Além de Saulo (voz e violão), a banda é formada por Léo Pinheiro (baixo elétrico), Ronaldo Cavalcanti (guitarra), Fábio Rocha (bateria), Adriano Gaiarsa (teclados), Marcelus Leone (sax-tenor), Alcione Rocha (trompete), Alan Toreba (percussão) e Leonardo Reis (percussão).

No final da década de 1970, um grupo de amigos, integrantes do grêmio do colégio Marista de Salvador, se reunia todos os fins-de-semana para bater papo e cantar. Dessas reuniões, surgiu, em 1980, a idéia de formar um bloco carnavalesco de nome EVA, abreviatura de "Estrada Velha do Aeroporto", lugar por onde o bloco passava anualmente, não tendo, portanto, ligação alguma com a alegoria bíblica de Adão e Eva.

O grupo foi revelado em 1993, através da iniciativa do produtor Jonga Cunha, assinando contrato com a gravadora Sony Music, pela qual gravou seu primeiro disco em 1993. No ano seguinte, a banda se transferiu para a PolyGram, atual Universal Music Group, na qual conheceu o sucesso nacional, cujo auge se deu com o CD Banda EVA Ao Vivo, gravado e lançado em 1997.

Com a saída de Ivete Sangalo, que iniciou uma carreira solo de absoluto sucesso, seu lugar foi assumido pela também cantora baiana e atualmente atriz Emanuelle Araújo, que permaneceu no grupo de 1999 a 2002, lançando dois discos. Em 2002, Emanuelle deixa a banda, dedicando-se à carreira de atriz e à banda Moinho, que lidera atualmente. Seu posto é assumido por Saulo Fernandes, ex-membro da banda Chica Fé, formada junto com seu irmão Sérgio Fernandes (atualmente nos vocais do Chica Fé).

Em 2005, o grupo comemorou os 25 anos do Bloco EVA, com o CD e DVD Banda Eva 25 Anos: Ao Vivo, gravado no Riocentro (Rio de Janeiro), com a participação de vários artistas que estiveram junto com o EVA durante a trajetória do bloco e da banda, como Ricardo Chaves, Luiz Caldas, Durval Lelys, Emanuelle Araújo e Ivete Sangalo.

Em 2007, mais um DVD é lançado, desta vez pela Som Livre: Veja Alto, Ouça Colorido, cujo repertório é composto de 11 canções inéditas e oito regravações. Atualmente, no Carnaval de Salvador, a banda comanda o Bloco EVA, no Circuito Campo Grande (Osmar), e os blocos Cocobambu (pertencente ao Asa de Águia) e Nú Outro, no circuito Barra-Ondina (Dodô). A banda também chegou a comandar o bloco Cerveja & Cia, pertencente à Ivete Sangalo. Atualmente a banda divulga o mais recente álbum, “Eva - Lugar da Alegria”.

Nenhum comentário: