sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CINE TEATRO TRAZ ESPETÁCULO BASEADO NO LIVRO ELITE DA TROPA, NESTE DOMINGO

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação

21/01/2010

Carla Cardoso

Espetáculo baseado no livro Elite da Tropa neste domingo no Cine Teatro São João

Com texto de Domingos Oliveira, Luiz Eduardo Soares e Marcia Zanelatto, a elogiada montagem “Confronto”, vai ser apresentada no palco do Cine Teatro São João, em São João da Barra, no próximo domingo, dia 24, às 20h30. O espetáculo faz parte do projeto estadual Circuito de Artes, que brindou São João da Barra com apresentações teatrais e também um show musical. A entrada é franca.

A peça, que tem 100 minutos de duração, é uma livre adaptação para o teatro do livro “Elite da Tropa”, de Luiz Eduardo Soares, A. Batista e R. Pimentel, obra que também deu origem ao longa nacional “Tropa de Elite”, sucesso de público e crítica.

A história poderia se passar em qualquer lugar do mundo, em qualquer época, ao falar das relações do poder com o crime. Luiz Felipe é Secretário de Segurança do Estado. Limpo, bem intencionado, humanista e intelectual de renome internacional, ele tem absoluta convicção sobre a eficiência do trabalho que vem fazendo a duras penas. Ele enfrenta os corruptos, as deformações do sistema, tem consciência das dificuldades e dos vícios brasileiros, mas acredita na confiança que o governador lhe dedica.

Tudo Começa quando Santiago, um capitão da PM, oferece um plano de ascensão ao Chefe da Polícia Civil, o ambicioso Vitor Graça. Para isso, Santiago arma uma guerra violenta entre duas facções do crime. Manda seqüestrar a mulher do líder do Comando Vermelho, pondo a culpa do crime no Terceiro Comando.

O plano, aparentemente infalível, não dá certo, graças a um imprevisível golpe do destino. Os traficantes do Comando Vermelho descem para o asfalto, causando o maior ataque que a cidade jamais viu: a Sangrenta Madrugada Sangrenta.

Apesar de ser uma história de ficção que não pretende retratar nenhuma pessoa ou fato real, trata-se de uma obra muito bem informada sobre o processo pelo qual o crime cresce, tornando-se um problema cotidiano de cada cidadão carioca, ou melhor, brasileiro. Com 19 atores em cena, a leitura atenta do “Confronto” revela uma esmagadora fé de que o problema da segurança pública tem solução.

A primeira atração do projeto, que tem parceria com a prefeitura de São João da Barra, foi o show do grupo Farofa Carioca que movimentou com muito suingue a praia de Grussaí no último domingo, dia 17.

Ficha Técnica

Texto: Luiz Eduardo Soares, Domingos Oliveira e Márcia Zanelatto

Direção: Domingos Oliveira

Cenários e Figurinos: Ronald Teixeira e Leobruno Gama

Iluminação: Russinho

Supervisão de Iluminação: Maneco Quinderé

Produção: Renata Paschoal

Personagens e Atores:

Luiz Felipe, Secretário de Segurança – Michel Bercovitch

Vitor Graça, chefe da Polícia Civil – Camilo Bevilacqua

Santiago, capitão da PM – Delson Antunes

Renata Palhares, assistente social em Bangu I – Renata Paschoal

Fraga Comandante da PM – Luiz B. Neto

Delegado Luizão França – José Roberto de Oliveira

Governador da cidade – Paulo Giardini

Amílcar, da Inteligência – Moisés Bittencourt

Vaz, da Inteligência – Fernando Gomes

Alicia, secretaria de Luiz Felipe – Martha Tupper

Moisés, Chefe do Comando Vermelho – Marcello Pio

Michele ex stripper, mulher do traficante – Graziella Schmitt

Baby psicólogo amigo de Renata Palhares – Marcelo Mendonça

Aliosto e Piloto - Alexandre Mofati

Repórter e Diretor do Presídio - Adriano Pettermann

Camareiro de Michele - Eduardo Bastos

Sininho - Lincoln Vargas

Paraná do Terceiro Comando - Lori Santos

Miranda - Luiz Machado

Nenhum comentário: