sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

AVENTURAS NA TABA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ESPAÇO DA CIÊNCIA

Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

ESPAÇO DA CIÊNCIA MARIA DE LOURDES COELHO ANUNCIAÇÃO REALIZOU MOSTRA DE CINEMA AMBIENTAL EM PARCERIA COM A SEMASP

O Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Balneário de Atafona, vem tendo uma vasta programação neste período de verão. Não poderia ser diferente com a questão da Educação Ambiental, que merece destaque nas ações feitas em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP.

A realização da mini-mostra de curta-metragens ambientais, nesta quinta-feira passada, no quioscão do Espaço da Ciência, em parceria com a SEMASP, rendeu ótimos frutos. Foram apresentados ao público infantil e adulto, três filmes ambientais com duração aproximada de 5 minutos cada um, da famosa série francesa “Meu Pequeno Planeta”. Os temas abordados nos filmes foram reflorestamento, conservação do solo e redução de consumo, com os personagens Hugo, Ana e a aranha mágica - que detém o poder do tempo - Suzy.

O público infantil acompanhado de seus pais, após assistir aos filmes, participou de um debate interativo com o educador ambiental Andre Pinto – do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP - destacando-se várias crianças que responderam às perguntas feitas por Andre sobre os filmes ambientais apresentados. “Foi uma imensa satisfação saber do grau de instrução e consciência ambiental das crianças presentes”, afirmou Andre Pinto.

O performista Luiz Henrique, técnico em meio ambiente da SEMASP, com auxílio do Técnico Ambiental Marco Pacheco, ainda promoveu uma dinâmica de grupo no palco de apresentações do quioscão, com as crianças presentes. Luiz Henrique, conhecido carinhosamente como “Lulu”, que já fez diversos personagens em suas apresentações nas escolas municipais, trabalhou o lado da consciência ambiental dos presentes, fazendo encenações sobre o ciclo da água, reflorestamento e preservação da fauna, utilizando como cenário os próprios participantes.

“Este é um trabalho de improviso e que mexe muito com a criatividade das crianças”, afirmou Luiz Henrique.

O Secretário de Meio Ambiente Marcos Sá, estava presente ao evento e falou da importância da Educação Ambiental através de mini-mostras de cinema ambiental no município e que a SEMASP tem projetos de parceria com o OBSERVATÓRIO HUMANO MAR DE ATAFONA para editoração de filmes ambientais de temas locais, visando a preservação dos atrativos naturais de São João da Barra.

Nenhum comentário: