terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CRIMINALIDADE NO PAÍS FOI DISCUTIDA EM LEITURA NO CINE TEATRO SÃO JOÃO

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação

25/01/2010

Carla Cardoso

Leitura sobre poder e violência em “O Confronto”,

no último domingo, dia 24

O que há por trás da guerra do tráfico de drogas? É possível se surpreender com as respostas que podem ser obtidas com essa pergunta. O espetáculo “O Confronto”, que foi apresentado no último domingo, dia 24, no Cine Teatro São João, faz uma interessante leitura sobre essa questão. A montagem do elogiado texto de Domingos Oliveira, Luiz Eduardo Soares e Marcia Zanelatto fez parte do projeto estadual Circuito de Artes, que traz a São João da Barra diversas apresentações artísticas.

Quem esteve no Cine Teatro pôde se emocionar e se inteirar sobre a política de convivência entre policiais, políticos e bandidos, num confronto de ideais e interesses. A peça é uma livre adaptação para o teatro do livro “Elite da Tropa”, de Luiz Eduardo Soares, A. Batista e R. Pimentel, obra que também deu origem ao longa nacional “Tropa de Elite”, sucesso de público e crítica.

No enredo, a platéia pôde conhecer Luiz Felipe (interpretado seguramente por Michel Bercovitch), Secretário de Segurança do Estado. Limpo, bem intencionado, humanista e intelectual de renome internacional, ele tem absoluta convicção sobre a eficiência do trabalho que vem realizando contra a corrupção.

Tudo Começa quando Santiago (Delson Antunes), um capitão da PM, oferece um plano de ascensão ao Chefe da Polícia Civil, o ambicioso Vitor Graça (Camilo Bevilacqua). Para isso, Santiago arma uma guerra violenta entre duas facções do crime: manda seqüestrar Michele (Graziella Schmitt) a mulher do líder do Comando Vermelho, Moisés (Marcello Pio), pondo a culpa do crime no Terceiro Comando. O plano, aparentemente infalível, não dá certo, graças a um imprevisível golpe do destino. Os traficantes do Comando Vermelho descem para o asfalto, causando o maior ataque que a cidade jamais viu: a Sangrenta Madrugada Sangrenta.

Apesar de ser uma história de ficção, trata-se de uma obra muito bem informada sobre o processo pelo qual o crime cresce, tornando-se um problema cotidiano de cada cidadão brasileiro. Com 19 atores em cena, a leitura atenta do “O Confronto” revela uma esmagadora fé de que o problema da segurança pública tem solução.

A primeira atração do projeto, que tem parceria com a prefeitura de São João da Barra e entrada franca, foi o show do grupo Farofa Carioca que movimentou com muito suingue a praia de Grussaí no último domingo, dia 17. A próxima atração é o espetáculo “A Arte de Escutar”, na próxima sexta, dia 29, às 20h30, também no Cine Teatro. A última apresentação do projeto é no dia 07 de fevereiro, com a montagem “Confissões de Adolescente”.

Nenhum comentário: