quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CAPACITAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL REÚNE MAIS DE 200 TÉCNICOS EM SJB

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA

Secretaria Municipal de Comunicação Social

CAPACITAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL REÚNE MAIS DE 200 TÉCNICOS EM SJB

Mais de 200 técnicos das Prefeituras das regiões Norte e Noroeste do Estado, além representantes da sociedade civil organizada e Câmaras Municipais participaram ontem, no Ciep Glayds Teixeira, em São João da Barra, de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura local. O programa Direitos Humanos Aqui, realizou 12 oficinas temáticas com técnicos das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Defesa Civil, órgãos de segurança pública, além da sociedade civil organizada e Poder Legislativo.

Encerrado por volta das 19h, o dia de trabalho contou com a assinatura de protocolos de adesão às políticas nacional e estadual de Direitos Humanos com prefeitos de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; São Francisco do Itabapoana, Beto Azevedo e de São João da Barra, Carla Machado. A solenidade que concretizou a adesão dos municípios às políticas de direitos humanos contou ainda com as presenças do deputado estadual João Peixoto; do deputado federal Arnaldo Vianna, além da secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva e secretários da área social de Macaé, Quissamã, Campos, Carapebus e Conceição de Macabu.

A secretária Benedita da Silva chegou a São João da Barra na parte da manhã, para uma reunião com o secretário de Promoção Social, José Amaro Martins de Souza, Neco e as subsecretárias Cláudia Falcão e Denise Esteves. Benedita colocou a pasta à disposição de São João da Barra e manifestou preocupação com questões sociais que envolvem a construção do Super Porto do Açu. Ela enumerou os programas e projetos existentes em nível estadual e federal e se dispôs a agir como facilitadora no relacionamento entre o Município e os demais órgãos federais e estaduais.

Após a reunião a secretária visitou a cooperativa Arte Peixe, em Atafona, que no ano passado, durante evento organizado pelo Ministério da Integração Nacional, em Salvador – BA, foi apontada como uma das cinco experiências de desenvolvimento local mais bem sucedidas em todo o País. Benedita, que recentemente havia conhecido os produtos da cooperativa, formada por 20 mulheres da comunidade de Atafona – a maioria delas integrantes de famílias de pescadores – tomou conhecimento sobre a forma de organização, o processo produtivo e o projeto de expansão das atividades.

Logo em seguida ela encontrou-se com a prefeita Carla Machado, com lideranças regionais e com os técnicos que participavam da capacitação durante um almoço. A seguir visitaram as obras do Super Porto do Açu, onde Benedita ficou impressionada com o empreendimento. A secretária destacou a importância dos investimentos em São João da Barra a fim de mitigar os efeitos sociais negativos que podem ser gerados a partir da operação do porto.

Para a prefeita Carla Machado o Programa Direitos Humanos Aqui é fundamental para a qualificação dos técnicos que atuam nas prefeituras e o alinhamento às concepções mais recentes de política de assistência social e direitos humanos com o objetivo de atuar efetivamente na redução das desigualdades sociais. “Se cada um nós fizer o seu trabalho e tratar o semelhante como irmão, estamos a um passo de vivermos em um mundo melhor, um mundo mais justo e igualitário”, destacou Carla, durante a solenidade de encerramento.

Benedita, que já foi deputada federal, governadora, senadora e ministra, ressaltou que o papel da política é facilitar os caminhos para o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes capazes de reduzir as desigualdades sociais. E observou que os direitos humanos, hoje, abrangem áreas que visam reduzir as diferenças sociais entre os grupos heterogêneos que formam a sociedade: “Fazemos um apelo e incentivamos que os nossos secretários absorvam à pasta social as políticas de Direitos Humanos a fim de atuarmos diretamente nas questões que causam conflitos e a diferenciação entre os grupos sociais. Não podemos mais permitir isso”, afirmou.

(Vito Diniz)

Nenhum comentário: