domingo, 17 de janeiro de 2010

SELEÇÃO BRASILEIRA DE BEACH SOCCER EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: O Sub-secretário de Esportes, Professor Adilson Almeida, dá as boas vindas à Seleção Brasileira de Beach Soccer em São João da Barra. Adilson Almeida deixou seu nome na galeria dos melhores jogadores sanjoanenses de Futsal e de futebol de campo, levando o nome de São João da Barra para diversos campeonatos no território nacional. Sem dúvidas é a pessoa certa para receber os craques de bola da nossa seleção. Crédito da foto: SECOM / PMSJB.

SELEÇÃO DE BEACH SOCCER JOGA HOJE (DOMINGO) EM GRUSSAÍ

Os craques da seleção carioca de beach soccer, atual campeã brasileira e base da seleção do Brasil, tetra campeão mundial, em Dubai, Emirados Árabes, em novembro do ano passado, chegaram ontem a São João da Barra para ministrar uma clínica e disputar hoje, a partir das 9h, na Arena de Esportes, em Grussaí, uma partida amistosa contra um selecionado local. O amistoso faz parte do trabalho de difusão do esporte, cujos dirigentes pretendem transformar em olímpico até os Jogos de 2016, no Rio.

Seis dos oito atletas convocados para a seleção brasileira vieram a São João da Barra – Bueno, Benjamin, Sidney, Daniel, Fred e Betinho, além de Júnior Negão, um dos maiores nomes do beach soccer mundial. Também estavam sendo esperados Neném e Jorginho, mas o primeiro foi chamado para um compromisso pela equipe do Flamengo que disputará o estadual da categoria. Neném, contundido, não viajou.

Para o vice-presidente da Federação de Beach Soccer, Francisco Carneiro, o Chicão, o trabalho de difusão do esporte é fundamental para transformá-lo em olímpico. No mês passado ele e outros dirigentes estiveram em um encontro no Uruguai, onde foram discutidas possíveis mudanças na regra e a disseminação do esporte para incluí-lo nos Jogos do Rio. “Agora com o trabalho da Fifa achamos plenamente possível que possamos ter o beach soccer como esporte olímpico”, afirmou Chicão.

Este ano o Rio ganhará um calendário fixo de competições, incluindo clubes da capital e do interior. A Federação está trazendo para o Estado alguns nomes importantes, como o capixaba Buru, melhor jogador do mundo eleito pela Fifa, além de outros craques, que vão reforçar as equipes visando dar equilíbrio à disputa. O objetivo é reforçar também times do interior.

Na opinião do vice-presidente da Federação, o esporte já começa a ganhar projeção, especialmente com o interesse das redes de televisão nas transmissões esportivas. Segundo Betinho, um dos craques da seleção, o apoio ao bech soccer é fundamental para atrair a juventude. “Esse é um esporte que eu pratico desde criança. É um excelente esporte, que me proporcionou muitas alegrias. Queremos incentivar os jovens a praticá-lo”, afirmou.

Os também tetra campeões mundiais, Sidney e Daniel destacaram a importância do incentivo visando a integração dos jovens. Ambos se mostraram animados para a partida amistosa contra o selecionado local e afirmaram que o objetivo da seleção é oferecer um bom espetáculo ao público. “Estamos animados com essa possibilidade e achamos interessante o apoio dado pela Prefeitura. Vocês estão de parabéns”, afirmou Sidney.

O subsecretário de esportes de São João da Barra, Adilson Almeida afirmou que o trabalho visa incentivar a criação de uma liga de beach soccer em São João da Barra, com um calendário local e adaptação às regras do esporte. “Aqui a maioria ainda joga com as regras adaptadas do futebol de campo. Queremos incentivar o beach soccer, especialmente pela tradição do Rio na categoria e pelo fato de termos muitos jogadores de talento”, afirmou.

Quem também falou sobre o trabalho de difusão do beach soccer foi o técnico da seleção carioca, Wilson Jr. Ele destacou a importância do esporte como fator de desenvolvimento e integração social. Wilson citou o trabalho realizado nas praias do Rio envolvendo meninos de várias idades e revelou que jogadores da seleção, eu cursam a faculdade de Educação Física estão contribuindo para uma maior visibilidade de modalidade.

- Esse é o esporte de menor custo que existe. Você precisa de quê para praticar o beach soccer? Uma bola. É isso que precisa. Hoje, o esporte está se desenvolvendo no mundo inteiro e já existe um trabalho científico. Estamos avançando muito, afirmou.

Ontem à tarde os jogadores participaram de uma clínica com crianças de São João da Barra, trocaram informações com jogadores locais e fizeram o reconhecimento da Arena onde hoje acontece o jogo. Eles ficaram surpresos com a estrutura montaram e garantiram um excelente jogo hoje.

Foto: Coletiva da Seleção Brasileira de Beach Soccer.

Crédito da foto: SECOM / PMSJB

*Por Vito Diniz

Nenhum comentário: