domingo, 17 de janeiro de 2010

MARINHA DO BRASIL PRESENTE EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: São João da Barra tem muitas tradições provenientes do auge do ciclo da navegação do Rio Paraíba do Sul. Tanto a quantidade de pescadores de rio e de mar surpreendem e Atafona é o local onde há a maior concentração da comunidade pesqueira deste município. Crédito da foto: SECOM / PMSJB.

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Macaé, continuará hoje, domingo, realizando, em São João da Barra a Operação Verão. A iniciativa acontece em parceria com a secretaria municipal de Pesca e tem por finalidade atender a comunidade pesqueira do município na atualização de cadernetas de pescador profissional e na vistoria e regulamentação de documentos de embarcação.

O atendimento, que vem sendo feito desde sexta-feira na sede da secretaria de Pesca, localizada na praia de Atafona, atenderá os pescadores neste domingo das 9h às 13h. No sábado, das 8h às 12h, foi aplicada a prova de arrais amador, que habilitou pessoas a pilotar jet ski e lanchas de recreio. Estimam-se a participação de 15 candidatos que realizaram as inscrições pelo site da Marinha do Brasil.

Segundo informação da secretaria de Pesca, aproximadamente 20 pescadores necessitam renovar a caderneta para que possam continuar exercendo legalmente a profissão. O documento tem validade de dois anos. Em relação à regulamentação de embarcação, o cálculo é de que aproximadamente 60 embarcações sejam vistoriadas e regulamentadas.

A recomendação é que os pecadores levem uma foto 7x5, cópia de CPF e da carteira de identidade autenticadas, comprovante de residência e atestado médico. A iniciativa, de acordo com a secretaria, evita que os pescadores tenham que se deslocar até a cidade de Macaé para regularizar sua situação.

Nenhum comentário: