terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA DISPUTA RANKING DE PESCA COM CABO FRIO

Foto: Secretário Municipal de Pesca, João Batista, conhecido carinhosamente como "Joãozinho". Ao fundo da foto, o Jornalista e Sub-secretário de Comunicação Vito Diniz. Crédito da foto: SECOM / PMSJB.

PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

19/01/2010

Alencar

São João da Barra comemora

resultado de estudo sobre a pesca

Estudo divulgado recentemente pela Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras mostrou a importância da pesca para São João da Barra. A estatal divulgou o Informativo de Pesca, resultado de pesquisa realizada na Bacia de Campos envolvendo dez municípios, abrangendo um total de 27 pontos de coleta de dados nos diversos locais de desembarque pesqueiro da área. Segundo o relatório, a pesca sanjoanense é uma das atividades econômicas mais importantes para o Município. São João da Barra ficou em segundo lugar, arrecadando R$ 6.946.726,69 em um período de 11 meses, ficando atrás apenas de Cabo Frio.

Os pesquisadores cadastraram as embarcações pesqueiras, as principais espécies de pescado desembarcadas nas localidades, os principais tipos de pescarias praticadas nos pontos de desembarque e fizeram o cadastro dos municípios e localidades, ressaltando os aspectos referentes ao setor pesqueiro e suas atividades. No quesito quantidade de embarcações ativas, foram registradas 174 em São João da Barra, em apenas um ponto de desembarque.

O secretário de Pesca, João Batista dos Santos Filho, ressalta que os números referentes ao município ainda podem ser bem melhores levando em consideração que algumas embarcações desembarcam a produção em outros terminais. “Por exemplo, 50% do camarão sete barbas pescado por nossas embarcações é desembarcado em São Francisco de Itabapoana. Temos notícia também de que alguns barcos que pescam de espinhel e rede de caída desembarcam no mercado de peixe de Macaé. Essas situações poderiam ser evitadas se já tivéssemos o nosso terminal pesqueiro”.

Nenhum comentário: