sábado, 9 de janeiro de 2010

É O VENTO NORDESTE SOPRANDO EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: Kite Surf. Foto enviada pelo SECOM / PMSJB

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabrício Berto

08-01-10

Esportes radicais vão marcar o fim de semana em SJB

O 1º São João da Barra Kite Race, que será realizado neste sábado e domingo, a partir das 12h, no Pontal de Atafona, promete movimentar o fim de semana no município. Segundo o coordenador do Departamento de Esporte, Adilson Almeida, adrenalina e emoção não vão faltar com o esporte que vem ganhando vários adeptos que aproveitam as condições favoráveis da natureza para treinar.

O evento será organizado pela Ed’s Kite Surf School, com supervisão da Associação Brasileira de Kite Surf em parceria com a Prefeitura Municipal. O diretor da Ed’s Kite Surf, Édipo Paes, informou que a prova será disputada na modalidade regata, dividida nas categorias Iniciante e Experiente, com premiação em dinheiro de R$ 3.500,00 e troféus para os primeiros colocados.

O presidente da Associação Brasileira de Kite Surf, Wander Alcantelado, explicou que o Kite Race é um esporte que utiliza uma pipa e uma prancha com suporte para os pés. “A pessoa, com a pipa (chamado de Kite) presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge o Kite. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis”.

Já fizeram as inscrições na categoria Experiente: Carol Freitas (tetracampeã Brasileira e campeã sul americana), Reno Romeu (campeão brasileiro), Ailton Figueiredo (campeão de regata) e Édipo Paes (campeão da Regata de Arraial do Cabo) e Poli. Na categoria Iniciante: Tiago Martins, Edimilson Paes, Vagner, Marcelo Duncan, Marcos Arêas, Ciro Bastos, entre outros.

No fim da tarde, ao término da competição, os atletas estarão participando de um passeio pela orla chamado de Long Distance, Downwind partindo do Pontal de Atafona até a Praia de Grussaí, um percurso de aproximadamente 10Km.

Copa Verão de Moto Cross – Paralelo ao 1º São João da Barra Kite Race estará acontecendo a VI Copa Verão de Moto Cross, no Novo Balneário

de Atafona, organizado pela Liga Esportiva de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro. Os pilotos estarão concorrendo à premiação de R$ 5.000,00 e troféus até o 5º lugar, nas categorias: Trilheiro Local, Trilheiro Campos e SJB, Nacional -230, Nacional Força Livre, Sênior Importada, Graduado Veterano (35 a 60 anos) e Força Livre Especial Importada.

O presidente da Liga Esportiva de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Monteiro, disse que a prova exige muita técnica, habilidade e rapidez dos pilotos. Já o diretor de prova Getulio de Oliveira lembrou que os pilotos só entram para área de competição com os equipamentos de segurança obrigatórios: capacete, luvas, cinta abdominal, colete, óculos, bota, joelheira e cotoveleira.

Nenhum comentário: