terça-feira, 5 de janeiro de 2010

REAPRESENTAÇÃO DO REISADO DAS PASTORINHAS NESTA QUARTA-FEIRA, 06/01/10

Prefeitura de São João da Barra

Cine Teatro São João / Secom

04/12/09

Carla Cardoso

Reisado das Pastorinhas é reapresentado em SJB

‘O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular’ vai ser reapresentado pelo Grupo Teatral Nós na Rua, no Cine Teatro São João, em São João da Barra, na próxima quarta-feira, dia 06, a partir das 20h30. O Auto musical vai cumprir uma mini-temporada até o dia 10, sempre no mesmo horário.

A milenar história de Jesus Cristo é contada de maneira alegre e festiva pelo Reisado por meio de personagens bíblicos como Herodes, Maria e José e os Reis Magos se juntam a figuras como o Anjo, a Noite, a Lua e a Estrela guia, e até mesmo a personagens característicos regionais como a Cozinheira, a Peixeira, o Preto Velho e a Cigana. Juntos eles cantam e vão recepcionar o Messias na noite de seu nascimento.

O figurino caprichado e as músicas típicas são pontos à parte nessa bela história. ‘O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular’ é um Auto de Natal herdado dos portugueses. Em São João da Barra, a encenação foi, por muitos anos, encenada nas ruas da cidade, por Mariquinhas Salva e posteriormente por Ucha Moreira, nomes marcantes na história cultural do município.

A idéia da retomada da montagem teve início em 2003, após uma pesquisa realizada por Fernando Antônio Lobato e Jurema Vieira. Com 50 minutos de duração, esta opereta popular marca a estréia da dubla Antônio Carlos e Silvano Motta como diretores de espetáculos musicais promovidos pelo Grupo Teatral Nós na Rua. Os atores-cantores fazem participações ao vivo.

— O Reisado é uma manifestação cultural sanjoanense muito antiga, e o grupo Nós na Rua buscou mostrar essa riqueza para a atual geração. Essa antiga tradição era passada de pai para filho, quando o reisado saía pelas ruas da cidade entrando nas casas das pessoas, com músicas e danças. Um Reisado muito popular foi o Reisado de Dona Ucha. Este trabalho é um resgate que evoca ao presépio, ao nascimento do menino Jesus. Mostra a santificação do Messias e o ofertório de cada personagem, nos chamando à atenção para o dom da caridade — explica Silvano Motta, diretor do espetáculo.