terça-feira, 24 de novembro de 2009

ARTESANATO SANJOANENSE SERÁ EXPOSTO EM PRINCIPAIS FEIRAS DO PAÍS, NOS PRÓXIMOS DIAS

Foto: Estação das Artes Derly Machado, sob a direção de Vânia Pantoja, reúne grande parte dos produtos artesanais de São João da Barra.
Foto: A Estação das Artes Derly Machado oferece um ambiente bucólico com a reforma da antiga Estação de Trem da Leopoldina Railway, que um dia tembém foi Delegacia de Polícia.
Foto: Artesanato de primeira. Foto: Na Estação das Artes Derly Machado há um espaço para exposição de quadros à óleo de pintores sanjoanenses.
Foto: A Estação das Artes Derly Machado, expõe permanentemente os produtos artesanais de São João da Barra.Os turistas se encantam com o artesanato de pele e escamas de peixe, tabúa, cordas, cascas de côco e os doces e licores caseiros. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O Projeto "Retalhos da Natureza" reaproveita materiais orgânicos para a elaboração de lindos artesanatos, como oratórios ecológicos. Crédito da foto: Isabel Gregório.

PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

23/11/2009

Artesãos sanjoanenses visitam feira

da providência e feira de BH

Nesta quarta-feira dia 25 de novembro um grupo de 15 artesãos do projeto Artesanato é nossa cultura de São João da Barra estará no Riocentro para participar da 49ª Feira da Providência. Eles estarão expondo 326 peças de artesanato produzidas no município no stand da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro.

Além de oferecer oficinas gratuitas de diversas técnicas de artesanato, o espaço – com cerca de 100 metros quadrados – reúne, para venda ao público, cerca de 2 mil trabalhos de várias regiões fluminenses. São João da Barra vai mostrar ao público que passar pela providência em 2009 material reciclado, bijouteria em escama de peixe, material em concha, em tabua, pele de perua, crochê, ponto cruz, mdf com biscuit e peças em madeira.

Depois do Rio de janeiro, os sanjoanenses embarcam na sexta-feira(27) para Belo Horizonte, onde irão visitar a 20ª Feira Nacional de Artesanato. Desta vez será um grupo de 24 profissionais que estarão participando pela primeira vez deste que o maior evento do gênero na América Latina. Além da visita, o grupo participará de oficinas e estarão conhecendo o local que pretendem expor em 2010.

De acordo com Vânia Pantoja, responsável pelo Artesanato é nossa cultura, a atual administração municipal tem proporcionado um momento de significativo crescimento para o artesanato em São João da Barra. “Está sendo muito bom podermos participar desses eventos todos, a gente pode perceber que a coesão do grupo está cada vez melhor, esse intercâmbio cultural e de idéias tem feito muito bem ao nosso pessoal, a cada feira que participamos chegamos com novas idéias e colocamos em prática essas novas idéias”, destacou Pantoja.

A Feira Nacional de Artesanato (FNA) completa este ano sua segunda década de realização e esta edição irá homenagear o Brasil e sua diversidade cultural, étnica e artesanal. Pelo sexto ano consecutivo o evento será realizado no Centro de Exposições George Norman kutova (Expominas), em Belo Horizonte, entre os dias 24 e 29 de novembro.

A 20ª Feira Nacional de Artesanato ocupará uma área de 23 mil metros quadrados, com 1,1 mil estandes e cerca de 8 mil expositores distribuídos entre o grande pavilhão do Expominas, Oca Maior (tribos indígenas), Espaço Brasil (ícones do artesanato brasileiro) e o Meu 1° Evento (expositores que participam pela primeira vez de um evento de grande porte). Artesãos de todos os estados brasileiros e representantes de 12 países irão expor e comercializar cerca de 50 mil itens artesanais. Os índios estarão representados por 25 etnias de diversas tribos do país.

-----------------------------------------------------------------

POR QUE A ESTAÇÃO DAS ARTES LEVA O NOME DERLY MACHADO?

A Saudosa Derly Machado, carinhosamente conhecida como "Mainha" foi Secretária Municipal de Promoção Social de São João da Barra, no Governo da Prefeita Carla Maria Machado dos Santos. Com seu espírito de luta e luz, levou muito de seu calor humano às pessoas carentes deste município, criando projetos de geração de renda, dando auxílios às pessoas enfermas e também desamparadas por causa de tragédias naturais como as enchentes que este município sofreu , por quase quatro anos seguidos. "Mainha" não poupava as suas "botas de borracha" e visitava "in loco" a população inundada pelas águas do rio Paraíba do Sul em tempos de cheias. Ajudava aos portadores de necessidades especiais, com seus próprios esforços físicos, no transporte destes para lugares mais seguros e com condições humanas de abrigo.

O Exemplo de "Mainha" ficou imortalizado por seus gestos de compreensão e humildade para com o povo sanjoanense. O falecimento de "Mainha" foi um grande golpe e uma perda lastimável para todos os cidadãos de bem desta terra.

Quem vai à Estação das Artes Derly Machado pode ver na entrada principal daquela casa de artesanatos um belíssimo quadro com a imagem de Dona Derly Machado, "Mainha", pintado pelo Sr. José Augusto Pieroccini - que adotou São João da Barra para passar o resto de seus longos dias de vida e que dá aulas de pintura no Palácio Cultural Carlos Martins.

Nenhum comentário: