sexta-feira, 27 de novembro de 2009

POR CAUSA DO CALOR, ARNOLFO E INÊS VÃO PARA O RIO GRANDE DO SUL

FOTO: Arnolfo precisa esfriar seus ânimos com a Inês. Por isso, vai levar a Inês para concorrer à festivais no Rio Grande do Sul, onde um rapaz "o" espera... Crédito da foto: "Grupo Teatral Nós na Rua".

Prefeitura de São João da Barra

Cine Teatro São João / Secom

27-11- 09

Carla Cardoso

‘Arnolfo e Inês’, do Nós na Rua, circula nos festivais do país

Depois de participar de projetos do Sesc, no Liceu de Humanidades de Campos – num evento em comemoração ao ano França-Brasil – e também, recentemente, do IX Festival de Esquetes Elbe de Holanda, o Grupo Nós na Rua prossegue com as apresentações de Arnolfo e Inês pelo país. Entre os dias 04 a 07 de dezembro, a montagem vai ser levada ao Festival de Esquetes de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o único esquete do estado do Rio de Janeiro selecionado para o evento. Já nos dias 21 a 23 de dezembro, eles participam do Festival de Esquetes de Niterói, no Rio de Janeiro.

O diretor de eventos do Cine Teatro São João e integrante do Nós na Rua, Silvano Motta, comemora a fase do grupo e destaca que a montagem Arnolfo e Inês passou por uma reformulação no figurino, o que abrilhanta ainda mais o projeto. “Temos muito carinho por Arnolfo e Inês e estamos felizes com essas oportunidades. Estamos nos preparando, capacitando cada vez mais os nossos atores e nos especializando na montagem de trabalhos próprios também. O fato de participarmos de projetos tão importantes como estes só nos traz alegrias. É uma forma de divulgarmos a arte que é produzida em São João da Barra. Desta forma, levamos o nome da cidade a tantos lugares. Isso não tem preço”, acredita.

A montagem conta a história do solteirão e rabugento, Arnolfo, que sempre foi o algoz dos maridos traídos de Paris, denunciando-lhes as desventuras amorosas de suas esposas. Aos 40 anos, ele, querendo casar-se, porém temendo ser traído, escolhe Inês, menina ingênua que criara desde os quatro anos de idade, precavendo-se para que lhe ensinassem somente o que pudesse torná-la o mais burra possível. No entanto, apesar das precauções de Arnolfo, ela apaixona-se por um rapaz...

No elenco, Silvano Motta (Arnolfo), que também dirige a peça, Camilla Amaral (Inês) e Gerson Lopes (na narração). A montagem estreou em maio de 2005, no município e também já participou do II Festival Nacional de Teatro e Esquetes de Rio das Ostras e já foi apresentada em diversos pontos turísticos e comunidades carentes de São João da Barra.

Arnolfo e Inês foi adaptado da peça ‘Escola de Mulheres’ (no original em francês, L’école des femmes), de autoria de Molière. Esta peça foi apresentada pela primeira vez em 26 de dezembro de 1662.

Nenhum comentário: