Quem visita o blog literário de Carlos Sá, se encanta com as crônicas, poesias, memórias sanjoanenses e com as produções literárias variadas, inclusive obras "on line", deste jornalista, escritor, romancista, poeta e também ambientalista expedicionário do manguezal de nossa foz do rio Paraíba do Sul, que tem a bucólica Casa de Cultura Zenriques como seu QG intelectual.
A mais nova "arte" de nosso amigo escritor, se traduz na elaboração criativa, sob a proteção de nosso padroeiro "São João Batista", do AUTO DE FUNDAÇÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA.
Carlos Sá dá a ideia de que este auto tem que ser apresentado em local que aproveite os cenários naturais e de patrimônio histórico de nossa cidade, ao qual eu concordo plenamente e já dei até a minha opinião, onde fiz um comentário em seu maravilhoso blog literário.
Quem é sanjonanense - e quem não é também - tem que ler este auto satírico, mas inteiramente verdadeiro, que traduz o "modus vivendi" de todos nós, vindos lá das raízes de Lourenço do Espírito Santo, em 1622.
Prepare-se para conhecer uma história de São João da Barra de um modo nada convencional, que é contada ao bom estilo de nosso amigo Carlos Sá. Se segure na poltrona, pois darás muitas risadas!
Veja abaixo um trecho do AUTO DA FUNDAÇÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA, que trata da política da vila:
" E aqui meto a politicagem roceira, mesquinha, daninha, feroz,
pra brincadeira estragar.
Como o povo é muito bobo,
sempre se deixa enganar
e só pensa em festejar,
os manda-chuvas desse tempo,
gananciosos, egoístas, ladrões,
vão começar a brigar
pra se manter no poder
e vão do povo e do porto esquecer.
A politicagem será furiosa
e a roubalheira também.
Amigos se voltarão contra amigos,
irmãos brigarão com irmãos.
O estrago será tão grande
que o rio vai assorear
espantando peixes e passarinhos
lontras e ururaus."
Para saber mais, clique em www.carlosaadesa.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário