terça-feira, 10 de novembro de 2009

COLÔNIA DE PESCADORES BUSCA DIÁLOGO COM A LLX PARA MINIMIZAR IMPACTOS NA PESCA COM A CONSTRUÇÃO DO PORTO DO AÇU

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, recebeu nesta segunda-feira (09), no Super Porto do Açu, deputados da Comissão de Pesca da Alerj - João Peixoto, Altineu Cortes, Wilson Cabral, Sabino, Beatriz Santos, além de vereadores do município, Fatinha - vereadoa de Duque de Caxias, representantes de Colônias de Pescadores, Inea, Ibama e o superintendente do Ministério da Pesca no Rio de Janeiro, Jayme Tavares.
Partiparam do encontro, ainda, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Jane (Fiperj), Antônio Emílio Santos, o representante da Federacao de Pescadores de Estado do Rio de Janeir (Feperj), Luis Cláudio Stabille Furtado, Vicente da Paulo, da Upea, e o engenheiro de Pesca da Setec/MEC, João Vicente.
Na ocasião representantes da LLX expuseram o projeto do Porto do Açu para a comitiva e um amplo diálogo envolveu todos os participantes sobre os impactos do projeto.
A prefeita Carla Machado falou sobre os grandes avanços que o setor pesqueiro vem conquistando em sua gestão. "O pescador sempre será tratado com respeito por todos nós. Em cinco anos, viabilizamos projetos importantes para melhorar a qualidade de vida deles. Temos um convênio com a Colônia de Pescadores de Atafona e lá foi instalado, ainda, um laboratório de Informática e uma Sala para Atendimento Odontológico em parceria com a LLX. Adquirimos um caminhão frigorífico com baú isotérmico para o escoamento do pescado, além do barco de apoio que vem efetuando inúmeros resgates. Este barco de apoio poderá se tornar um Barco-Escola com aulas de navegação, meio ambiente, oceanografia". A prefeita acrescenta que já estará sendo construindo, através de um projeto de compensação ambiental do Porto, em parceria com a Anglo Ferrous Brazil e LLX, um Terminal Pesqueiro em Atafona, que dará aporte a todo o pescado da região. O modelo de gestão está sendo discutido com o Sebrae/RJ.
O secretário de Pesca de São João da Barra, Eleilton Meireles, que também participou da reunião, lembra que a cooperativa Arte Peixe, considerada uma das cinco melhores do país, tem como mão de obra as esposas e filhas de pescadores que se qualificaram e trabalham com beneficiamento de pescado, além do artesanato. "Qualificação sempre é um ponto norteador do governo da prefeita Carla Machado. Cartão universitário, cursos técnicos, cursos para a construção civil do porto, mandarim gratuito. Tudo isso abre oportunidades para a população de São João da Barra", finaliza Meireles.
Fonte: SECOM / PMSJB

Nenhum comentário: