sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SUB SECRETÁRIO RECONHECE EQUÍVOCO POR FALTA DE ENTENDIMENTOS COM AS AUTORIDADES MUNICIPAIS E POPULAÇÃO, NO CASO DO DECRETO DE DESAPROPRIAÇÃO

Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Maurício Barreto/Bruno Costa
13 de novembro de 2009
PREFEITA CARLA MACHADO SE REUNIU COM ESTADO, CÂMARA MUNICIPAL, LLX E AGRICULTORES PARA DISCUTIR DECRETO ESTADUAL E LEVANTAMENTO SÓCIOECONÔMICO
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve reunida esta semana, em seu gabinete, com o subsecretário de Urbanismo da secretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, secretários municipais, os nove vereadores do município, representantes da LLX e uma comissão de agricultores da região envolvida no decreto estadual de Utilidade Pública para fins de desapropriação e futura instalação de um parque industrial. Na ocasião, autoridades e representantes da população tiveram acesso a um levantamento feito, por encomenda da LLX e da prefeitura de São João da Barra, da região onde ocorreu o decreto. O trabalho foi realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e teve como objetivo traçar um diagnóstico da verdadeira realidade social, econômica e de produtividade da região.
Além de reconhecer o equívoco por parte do governo estadual em não procurar um entendimento com autoridades municipais e população antes da publicação do decreto de desapropriação, que acabou tendo que ser revogado em parte, o subsecretário mostrou algumas medidas a serem tomadas para que as ações estaduais possam ocorrer em consonância com os interesses da população sanjoanense, como sempre foi solicitado pela prefeita.
— O governador estará nomeando um gerente que, com o apoio de diversas secretarias de Estado, terá a função de discutir os diversos assuntos com a população e com as autoridades locais. Também será elaborado um plano de aquisição de terras, para saber quanto realmente o estado precisará adquirir para dar o incentivo necessário ao empreendimento a ser instalado. A implantação de unidades de conservação também é prioridade — explica Loureiro.
Outros fatores primordiais apontados pelo subsecretário dizem respeito à responsabilidade do estado na elaboração de um plano de comunicação mais eficaz com autoridades e população sanjoanense e um plano geral de integração, incluindo acompanhamento social.
Durante a reunião, ficou acordado, por sugestão da prefeita Carla Machado, a realização de outras reuniões para que possam ser discutidas algumas ações. “Foi uma reunião importante, em que passamos a dividir responsabilidades. Temos aqui governo estadual, municipal, câmara de vereadores, empresa e agricultores. Representantes da comunidade são pessoas indicadas para sugerir o que é ou não é viável dentro desse processo. É um assunto que devemos nos aprofundar sempre mais e continuar palpitando, sempre num clima de paz como este”, ressalta Carla Machado.
A prefeita lembra que desde o início buscou este diálogo e que agora tem a certeza de que o processo caminhará para um concenso no que seja melhor para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, sempre levando à frente a qualidade de vida da população sanjoanense. "Este entendimento, principalmente a partir deste minucioso estudo apresentado pela Univali, mostra um avanço nas discussões. Estes dados estatísticos do levantamento direcionarão as próximas medidas e reuniões", acrescenta.

Nenhum comentário: