sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CAMPANHA CONTRA AFTOSA PROSSEGUE EM SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabricio Berto

12-11-09

Campanha contra Aftosa prossegue em SJB

A Prefeitura de São João da Barra, através da secretária de Agricultura, objetivando atender a meta do Ministério da Agricultura, que é imunizar mais de 90% do rebanho, estará realizando até dia 31 deste mês a 2ª Etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa. A vacinação será gratuita e atenderá os micros, pequenos e médios produtores rurais.

Segundo o diretor da secretaria de Agricultura, Robson Peixoto, a vacinação foi dividida em 3 fases e acontecerá em forma de mutirão com as três equipes compostas de, no mínimo, um vacinador, um laçador e um anotador atuando simultaneamente. “Paralelo à vacinação contra aftosa vamos está imunizando os animais contra Brucelose”, ressaltou.

– A primeira fase da vacinação encerra dia 15 de novembro nas localidades de Água Preta, Mato Escuro, Bajuru, Alto do Cardeiro, Imbira, Azeitona, Quixaba, Capela São Pedro, Figueira, Salgado, Açu, Saco Dantas, Folha Larga, Campo de Areia, Angola, Cazumbá e Concha I – informou.

A segunda fase será do dia 16 até 23 nas localidades de Vila Abreu, Palacete, Pipeiras, Enjeitado, Barra do Jacaré, Sabonete, Concha II, Martinho, Degredo, Caetá e Barcelos. Já a terceira fase, do dia 24 a 30 de novembro em Papagaio, Campo da Praia, Costa, Rua Nova, Cajueiro, Estrada do Galinheiro, Curva, Grussaí, Chapéu do Sol, Atafona, Centro, Pedregal, Poço, Perigoso e Ilha.

De acordo com a veterinária responsável pela vacinação, Aline Mineiro Costa, na última campanha realizada em maio de 2009 cerca de 25 mil cabeças de gado que corresponde a 90% do rebanho do município foram imunizados.

“Em setembro de 2007, foram vacinados 22 mil cabeças de gado contra Aftosa e em 2008, 25 mil para um rebanho estimado em 29 mil cabeças de gado, atingindo um índice vacinal de 72%, junto a Defesa Sanitária Animal”, finalizou Aline.

Nenhum comentário: