quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ATAFONA RECEBEU A PRESENÇA DE SEMINARISTAS QUE PARTICIPARAM DO Iº SIMPÓSIO NACIONAL DE JORNALISMO CIENTÍFICO NA UENF

Foto: A entrada do Centro de Convenções da UENF anuncia ao Iº Simpósio de Jornalismo Científico. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Grupo de seminaristas se cadastra para o Turismo Científico em Atafona, ainda no Campus da UENF. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Seminaristas do Simpósio de Jornalismo Científico ansiosos para a visita técnica. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto, que é Guia cadastrado na Turisrio, com experiência comprovada em Turismo Científico, dá as boas vindas ao grupo, na saída do ônibus executivo da UENF em direção à São João da Barra-RJ. Crédito da Foto Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Aproximadamente 30 profissionais conheceram o processo erosivo de Atafona e ainda assistiram a vídeo institucional de São João da Barra e outro denominado " Atafona em Ruínas", no próprio ônibus executivo. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP
Foto: O grupo chega ao Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Balneário de Atafona. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação estava aguardando o grupo para fazer as boas vindas. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Alex Ramos, um dos monitores do Espaço da Ciência, dá as boas vindas ao grupo e conta a história da fundação do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação e antecipa as atrações científicas encontradas no local. Crédito da foto: Marco Pacheco.
Foto: Marco Pacheco, Técnico Ambiental da SEMASP, acompanha o grupo de profissionais compostos por jornalistas, biólogos, professores etc. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O saguão do Espaço da Ciência ficou cheio e o rendimento das atividades foi 100%, contando com o excelente trabalho dos monitores do local. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O espetáculo dos aquários encantou aos turistas-seminaristas. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Houve venda de produtos artesanais do local , como os doces caseiros variados. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Alex Ramos fala dos pequenos crustáceos que foram preservados em ampolas para amostragens. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Fotos: Estas foram duas fotos de despedida do grupo, agradecendo a acolhida da direção e funcionários do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O grupo desembarca nas imediações das ruínas de Atafona. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Todos tem o interesse de conhecer de perto o processo erosivo de Atafona, tão falado na mídia, inclusive, no Jornal Bom Dia Brasil, neste mesmo dia do guiamento científico. Crédito da Foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O Guia Andre Pinto fala do antigo "Prédio do Julinho", um exemplo da fúria do mar em que as imagens estão no you tube gravadas pela imprensa e moradores. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto mostra o local exato do cenário do filme de ficção científica que foi rodado recentemente no local que se chamará "Depois". Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O Grupo, depois das explicações de Andre Pinto, foi liberado para momentos de contemplação com a natureza e fotos de recordação do local. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
A Prefeitura Municipal de São João da Barra firmou uma parceria com os organizadores do Iº Simpósio Nacional de Jornalismo Científico da UENF, para receber um grupo de seminaristas, nesta quinta-feira 26, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação e também nas ruínas de Atafona, no intuito de se fazer conhecer melhor o processo erosivo, tão famoso e divulgado nas diversas mídias nacionais e internacionais, deste balneário turístico.
Composto por um grupo de aproximadamente 30 profissionais de ramos variados vindos de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, o grupo recebeu as boas vindas da equipe da SEMASP que providenciou a exibição em DVD de um vídeo institucional do município, mostrando seus atrativos naturais e suas potencialidades. Num segundo momento, com o ônibus em circulação pela BR 356, foi passado um documentário sobre Atafona de aproximadamente 25 minutos denominado "Atafona em Ruínas". Segundo Andre Pinto, que é Guia em Turismo Científico cadastrado na Turisrio e que foi condutor do grupo, o filme serviu para dar o "clima" nos participantes e aguçar ainda mais as curiosidades em conhecer o local, que tem muitas histórias para serem desvendadas. Andre contou a história dos homens da máscara de chumbo, que fizeram experiências científicas no Pontal de Atafona, falou da presença de Chico Xavier na década de 60 e que identificou pontos energéticos, falou da areia monazítica e do iodo do mar, dos maiores cientistas brasileiros que nasceram em São João da Barra como Silva Coutinho, Luiz de Castro Faria, Domingos Fernandes da Costa e a "cientista da literatura" a feminista Narcisa Amália. No Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, o grupo foi recebido pelos funcionários da casa de braços abertos e cheios de experimentos colocados à disposição para serem explorados com o auxílio dos monitores. Do Espaço da Ciência, o grupo seguiu para as Dunas de Atafona onde foi explicado por andre Pinto a dinâmica costeira e as suas interferências humanas (antrópicas), modificando o ambiente. Chegando ao ponto onde existem as ruínas do "Prédio de Julinho", em Atafona, o grupo desceu para ter explicações sobre a transgressão marinha, curiosidades do antigo Pontal, histórias de pescadores etc. Tiveram um tempo livre para a contemplação da natureza e momentos para fotos com a natureza exuberante de Atafona. Fechando o ciclo de guiamento científico, o grupo conheceu o centro histórico de São João da Barra, sem sair do ônibus, pois o horário de retorno previsto ao simpósio na UENF estava se esgotando. São João da Barra vem reforçando a sua segmentação turística para as àreas do turismo científico e pedagógico e agora com a instalação do Complexo Portuário do Açu, surge a demanda do Turismo de Negócios, onde todas estas segmentações propiciarão um aumento na geração de renda dos munícipes e melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: