quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CENTRO EDUCACIONAL RICO TALENTO DE SÃO JOÃO DA BARRA PROMOVEU DIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM TEMA SOBRE A ÁGUA

Foto: A diretora do CERT, Claudia, faz a abertura do evento no Cine Teatro São João. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Um aluno e seu pai fizeram uma demonstração do filtro de elementos naturais elaborado em garrafa PET. Funcionou exemplarmente! Uma solução para pessoas carentes. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Belo mural elaborado pelo CERT com os trabalhos dos aluninhos eco-conscientes. Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: Alunos demonstram a importância da água tratada, os problemas com a dengue e o uso adequado de águas dos poços de lençól freático. Crédito da Foto: Andre Pinto.
Foto: O Cine Teatro São João estava lotado de crianças, pais, professores e convidados. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O rio Paraíba do Sul foi caracterizado na maquete com poluições como sacolas plásticas e garrafas pets. Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: Lindos trabalhos da "turminha da reciclagem" do CERT. As guirlandas de natal, feitas de CD´s usados, chamaram a atenção pela criatividade. Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: Estudante explica, como um engenheiro, o processo de funcionamento das águas da CEDAE em São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Mãe de aluna e sua filha se divertem com as cartilhas que falam da água, feitas por cada aluno. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Um mural estampou um belo trabalho de percepção dos alunos ao escutarem a música "Planeta Água" e transferirem para uma folha em forma de desenhos. Crédito da foto: Andre Pinto.
FOTOS DA DINÂMICA DA SEMASP
Foto: Luiz Henrique "Lulu" fez uma dinâmica , no método "Plante e se Cure", e obteve a atenção das mais de 200 crianças que estavam no interior do Cine Teatro São João. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: "Lulu", com sua magia e flauta prateada, transforma cada criança em uma árvore, passarinho, morcego ou flor. As crianças entraram no clima! Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O palco do Cine Teatro foi ficando pequeno para tanta criança que queria ser uma árvore, passarinho, frutinha ou até mesmo morcego. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: "Lulu" observa atentamente a plateia para escolher umas criancinhas do pré-escolar para serem as matas ciliares. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: As criancinhas brincam de polinizar as árvores (seus amiguinhos e amiguinhas) que estão no palco do Cine Teatro São João. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: As árvores começam a crescer no palco do Cine Teatro São João. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto, dá uma de contador de histórias e fala da triste história da índia Potira - a última sobrevivente da tribo Goytacaz e que chora a poluição do Paraíba. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Luiz Henrique, "Lulu" e os estudantes, observam atentamente a história da índia Potira - última sobrevivente da tribo Goytacaz - contada por Andre Pinto. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
O Centro Educacional Rico Talento - CERT, de São João da Barra-RJ promoveu um evento que deixou saudades para os pais dos jovens estudantes "ambientalistas" e comunidade em geral. Foi a realização do encontro sobre o "Ciclo da Água", no Cine Teatro São João, no dia 24/11/09. Com maravilhosos trabalhos ambientais desenvolvidos em sala de aula pelas competentes professoras e professores do CERT, os mesmos foram expostos no saguão principal do Cinte Teatro São João e também apresentados no palco pelos estudantes para os presentes, como por exemplo a bela canção do "Planeta Água", muito bem cantada pelos estudantes do pré-escolar. A direção do CERT estava animada com as dinâmicas desenvolvidas pela Equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, feitas por Luiz Henrique "Lulu", Andre Pinto e Marco Pacheco. Da SEMASP, estavam presentes também a bióloga Vivane Gonçalves e colaborador Adrião Gaiato. Da LLX, estava presente o Gestor Ambiental Estvão Gonçalves. Na dinâmica feita pela SEMASP, os estudantes subiram ao palco do Cine Teatro São João e simularam uma verdadeira Mata Atlântica que estava sofrendo com as agressões do homem, seus troncos estavam sendo cortados, seus frutos sendo extintos e os pássaros sumindo, no entanto, a dinâmica ou "história" teve um final feliz com o reflorestamento e o sobrevôo de pássaros, morcergos e as flores desabrocharam novamente!. Tudo foi encenado pelos diversos estudantes. Detalhe: nada foi ensaiado! Os pais adoraram! Andre Pinto falou da história da índia Potira, uma jovem índia goytacaz, que chorava numa Ilha do Rio Paraíba do Sul, no Delta, porque sua tribo havia morrido por causa das poluições do rio pelas indústrias, esgotos e lixo doméstico. Um ponto alto do evento foi a apresentação, em data show, do documentário do Rio Paraíba do Sul intitulado "Chico Ruço". Logo em seguida houve uma interessante dinâmica, onde interagiram os professores, estudantes, pais de estudantes e convidados. Foram apresentados diversos vídeos educativos durante o evento, destacando-se os excelentes materiais da TV Futura e da Fundação Roberto Marinho. O CERT está de parabéns pela iniciativa da educação ambiental continuada! Belo exemplo dado pela direção aos alunos e por estes à seus pais, de como devemos cuidar desse bem tão precioso que é a água de nosso planeta!

Nenhum comentário: