segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RUÍNAS DO PONTAL DE ATAFONA MAIS UMA VEZ NAS TELAS DO CINEMA

Foto: Atafona. Crédito da foto: do blog Moinho de Paz. www.moinhodepaz.blogspot.com (Luiz Alberto da Mota Alvim)

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabricio Berto

06-11-09

Ruínas do Pontal de Atafona mais uma vez nas telas do cinema

Mais uma vez São João da Barra será cenário do cinema brasileiro através das ruínas do Pontal de Atafona, uma natureza exuberante em meio aos destroços das casas e ruas derrubadas com o avanço do mar. Produzido pela Nonada Filmes, uma produtora independente de curta-metragens com base em Londres e no Rio de Janeiro, o filme intitulado “Depois”, conta uma estória que se passa no fim do mundo, como uma forma de lidar com os problemas sociais e ambientais que enfrentamos hoje em dia.

A gravação do filme te início nesta segunda feira (dia 9) e será dirigido por Gabriel Tupinambá, escolhido pela Shots Magazine, em Londres, como um dos talentos promissores da nova geração de cineastas, fazendo parte da compilação de trabalhos realizada pela revista em um DVD. O curta-metragem, que será gravado até quarta-feira, é fruto de um trabalho iniciado em 2007 na Universidade Central Saint martins em Londres, com roteiro assinado pelo próprio diretor, que cursa atualmente a renomada universidade, no curso de Belas Artes, e financiamento já captado, através da uma parceria com o Instituto Synthesis.

A praia de Atafona já foi cenário de diversos filmes: Na Boca do Mundo, em meados dos anos 70 / Parte de gravação da novela Gabriela Cravo e Canela, com participação de Sônia Braga / Gravação de documentário sobre Atafona, intitulado Atafona em Ruínas, de Frederico Alvin / Documentário de ficção intitulado Atafona Por Que?, De Gilberto Pessanha e Gilberto Freire / Documentário da Oficina de cinema humanomar intitulado Maragado e Lembra-te do dia de Sábado, falando sobre as ruínas de Atafona / Filme Atafona de um cineasta da família dos Barretos que tem residência de veraneio onde foram gravadas as imagens, entre outros.

Numa reunião dos diretores da Nonada Filmes no gabinete da prefeita Carla Machado ficou decidido que a prefeitura vai apoiar no que for preciso e em contrapartida a Nonada desenvolveria um projeto de oficina de cinema ambiental no Palácio Cultural Carlos Martins, sendo coordenada por Gabriel Tupinambá com direito a certificado para os participantes. No encontro ficou combinado que a pré-estréia do filme seja feita no Cine Teatro São João e que todo material cinematográfico produzido pela Nonada deverá ficar no acervo do Cine Teatro São João.

A prefeita Carla Machado ressaltou que o filme será importante para mostrar através de cenários catastróficos, como as ruínas do Pontal de Atafona, a mensagem de que algo precisa ser feito em nível mundial para reverter a situação da má interferência humana no meio ambiente e que ainda persiste um otimismo e uma esperança para um mundo melhor.

Depois – É um filme que se passa no fim do mundo – após uma catástrofe cujas proporções e origem são completamente desconhecidas – e acompanha a trajetória de Z, um homem que, vaqueando perdido pelos escombros, acaba por encontrar dois outros sobreviventes: X e Y. Y é uma mulher que está em busca de sua família, se aventurando rumo ao Espírito Santo, enquanto X é um homem que trabalha num Lixão, e por viver agora quase como antes vivia, catando coisas nos escombros, não percebeu que o mundo acabou. Em meio à destruição e à situação terrível do planeta – as águas estão tóxicas, a terra, coberta de lixo – Z tenta construir uma vida possível.

Nenhum comentário: