terça-feira, 10 de novembro de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ PROJETO DE RESGATE RELIGIOSO, HISTÓRICO E TURÍSTICO

06-11-2009

Assessoria de Imprensa do Palácio Cultural Carlos Martins

Marcelle Salgado

Acervo Sacro de São João da Barra será catalogado

História e religiosidade. Esses são os ingredientes que prometem uma receita de sucesso para a cultura da região Norte Fluminense, em especial para a centenária São João da Barra. Foi pensando em presentear a Cultura que Fernando Antônio Lobato, historiador e diretor do Palácio Cultural Carlos Martins, idealizou um projeto que visa catalogar todo o acervo sacro de São João da Barra. O projeto será financiado pela iniciativa privada e terá a parceria da fotógrafa e jornalista Marcelle Salgado.

O pontapé inicial do projeto aconteceu no Dia Nacional da Cultura, 05 de novembro, e tem previsão de conclusão em meados de 2010. Segundo Fernando Antônio, o patrimônio religioso de uma cidade dificilmente é registrado, “por não se ter o registro das imagens, bem como de toda a arte sacra é que ocorrem muitos furtos, queremos eternizar o rico acervo que possuímos perpetuando também todo o contexto histórico que cerca cada peça”, explica.

O Catálogo deverá ser editado em forma de livro em três idiomas e estará disponível na biblioteca municipal, no Centro Cultural Narciza Amália, nas 28 escolas municipais, além é claro, no próprio Palácio Cultural onde será lançado em grande estilo. De acordo com Fernando, estima-se haver mais de 400 peças, distribuídas nas dezenas de igrejas católicas em todo o Município, “temos peças datadas do século XVII , verdadeiras preciosidades que com certeza deixarão os munícipes sanjoanenses orgulhosos do seu patrimônio,sem contar no apelo religioso e turístico que envolve todo esse material”, finaliza.

Nenhum comentário: