sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CITY TOUR E VISITA À LAGOA DO SALGADO MOVIMENTARAM A SEMANA EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: SEMASP faz aula na Lagoa do Salgado, no projeto "Turismo Pedagógico -Estudo do Meio". Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Secretaria de Agricultura de SJB.

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação / Meio Ambiente

27/11/09

Carla Cardoso e André Pinto

City Tour e visita à Lagoa do Salgado movimentaram a semana em SJB

Quem disse que ciência é apenas coisa de doutor e realizada somente nos campos acadêmicos? Durante a realização do 1º Simpósio de Jornalismo Científico promovido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), entre os dias 25 e 26, em Campos, vários inscritos participaram de um City Tour no Pontal de Atafona, com guiamento especializado formado por uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra.

Na ocasião, o grupo visitou o Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Novo Balneário de Atafona, e em seguida conheceram o processo erosivo de Atafona, local que serviu recentemente de cenário para a gravação do filme de ficção científica Depois. A região é alvo de estudos e de diversas pesquisas, muitas delas, da própria Uenf, que procura, desta forma, aproximar a pesquisa científica à comunidade.

Outro projeto promovido pela Secretaria de Meio Ambiente no dia 25, foi a continuação do Projeto Turismo Pedagógico - Estudo do Meio, na Escola Estadual João Coelho da Silva, da localidade de Sabonete, onde um grupo de alunos da escola participou de uma visita à Lagoa do Salgado, considerada Patrimônio Geopaleontológico da Humanidade por questões sedimentar, paleobiológica e geoambiental.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No mês passado, também por meio do projeto, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP esteve na escola proferindo a palestra Lagoa do Salgado - Patrimônio da Humanidade e suas interações socioeconômicas. Durante a visita, os alunos colocaram em prática os seus conhecimentos e participaram de uma aula ao ar livre com temas específicos sobre o município.

Para a visitação técnica, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, levou um kit "laboratório de análises de águas", com o qual puderam ser feitas amostragens com os alunos sobre aspectos gerais da água como turbidez, coliformes fecais, acidez, etc. Foi uma verdadeira aula de ciências fora das quatro paredes da sala de aula.

As escolas interessadas podem fazer contato com a Secretaria de Meio Ambiente para participar do projeto sócio-educativo-ambiental desenvolvido no município.

Nenhum comentário: