domingo, 22 de novembro de 2009

PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO P -37 FICARÁ À 26 KM DE DISTÂNCIA DE SÃO JOÃO DA BARRA - QUAIS SÃO OS RISCOS DE UM VAZAMENTO DE ÓLEO?

Foto: Plataforma P - 37 que fará a perfuração nos poços, inclusive o de São João da Barra - RJ. Mapa: Área de perfuração dos Blocos BM-C- 26 e 27.
No dia 28/11 haverá uma importante Audiência Pública em Presidente Kennedy - ES para tratar de assuntos ligados à perfuração dos Blocos BM-C- 26 e BM-C 27. Dei uma olhada no RIMA - Relatório de Impactos Ambientais destas atividades e como sempre, fiquei com algumas dúvidas e "pulgas atrás da orelha", para variar. Os Blocos BM-C-26 e BM-C-27 estão localizados na Bacia de Campos, em área marítima próxima à costa dos municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro e ao município de Presidente Kennedy, no Estado do Espírito Santo. O Bloco BM-C-26 está situado a uma distância mínima de 54,65 km e máxima de 67,21 km da costa de Presidente Kennedy, com lâmina d’água (profundidade no mar) variando entre 30 e 350 m. O Bloco BM-C-27 está a uma distância mínima de 26,9 km e máxima de 75 km da costa de São João da Barra, com lâmina d’água entre 10 e 600 m. Pergunto: Caso haja algum vazamento de óleo na perfuração do Bloco BM-C 27, que estará próximo à São João da Barra - 26 km - o que será feito à contento para se evitar que este óleo chegue em nossa costa e polua nossas praias e unidades de conservação como o Delta e as lagoas de Grussaí e Iquipari? Haverá perturbação às tartarugas marinhas, baleias e golfinhos? Prejudicará os pescadores artesanais que pescam em águas rasas? Provocará danos aos corais? Respondo: Temos é que estar presentes nesta audiência para termos direito à voz e questionarmos muitas dúvidas que sergirão. É uma atividade que precisa de maestria e segurança, por ser em águas rasas e próxima à nossa costa. Por isso, todo cuidado é pouco! Clique aqui para conhecer o RIMA que foi apresentado ao IBAMA, sobre este empreendimento.

Nenhum comentário: