Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
MISSÃO ITÁLIA VISITA MUSEU OFICIAL DA FERRARI
Em seu terceiro dia participando da Missão Técnica Internacional na Itália, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e a comitiva do Rio de Janeiro, visitaram o Museu Oficial da Ferrari, em Modena, na região da Emília-Romanha. A missão acontece entre os dias 16 e 20 de novembro, sendo parte integrante do programa Lidera Rio da Aemerj e do Sebrae/RJ, e objetiva conhecer ferramentas e mecanismos de boas práticas para a implementação de políticas de estímulo ao desenvolvimento local. Fazem parte da comitiva, ainda, o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, de Itaboraí, Sergio Soares e de Rio Bonito, Jose Luiz Alves Antunes, além de representantes de outros municípios, do governo do Estado, do Sebrae/RJ e de entidades de classe.
Com iniciativa do governo local em parceria com a Ferrari S.P.A. o projeto do Museu visa fomentar o Turismo e norteia um planejamento estratégico para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) no setor da indústria mecânica e automotiva. Milhões de pessoas visitam o local por ano, gerando trabalho e renda, além de contribuir para o desenvolvimento econômico regional.
A indústria na região é variada e complexa, sendo localizada ao longo da Via Emília: indústria alimentícia, particularmente concentrada em Parma, Modena e Bolonha, como por exemplo, o grupo Barilla. A regionalidade conta ainda com a indústria mecânica e automotiva como a Ferrari, a Ducati, a Lamborghini, a Maserati e a Pagani. O setor cerâmico se concentra em Faenza e Sassuolo. No setor de serviços, o turismo se torna cada vez mais importante e competitivo. As exportações da região concentram-se principalmente na engenharia mecânica (53%), extração de minerais não-metálicos (13%) e indústria têxtil (10%). A Emília-Romanha é considerada uma das regiões mais ricas da Itália e a terceira em PIB per capita.
Para a prefeita Carla Machado, que é a representante da Aemerj no Norte Fluminense, conhecer a estrutura e o modelo de gestão do Museu fazem com que se tenha uma visão cultural, social e econômica quando tivermos a oportunidade de implantarmos o nosso. “A licitação para a construção do novo Fórum deve sair em breve. Nós doamos o local e em contrapartida a municipalidade terá o prédio histórico que foi o Solar de um influente traficante de escravos que deu pernoite ao imperador D. Pedro II. São João da Barra terá o primeiro museu de sua história. Estamos buscando aprender com as experiências que dão certo”, ressalta a prefeita.
Nesta quinta-feira (19) a missão se direciona para Parma e conhecerá o Plano de Desenvolvimento Regional, onde serão apresentados a enogastronomia, as especialidades do território, o agroturismo, as estradas do vinho e dos sabores. Também haverá uma reunião com a Agência de Desenvolvimento Local de Parma e Piacenza, responsável pelo desenvolvimento econômico local com particular atenção à valorização dos empreendedores e ao potencial endógeno da região.
Na sexta-feira (20), último dia da missão, será apresentando o Consórcio de Prosciutto de Parma, além do Consórcio de Produtores de Queijo Parmigiano-Reggiano que congrega 5600 produtores que desde 1934 promove, defende a tutela, controla a produção, a qualidade e a comercialização do produto, finalizando com uma visita ao Parque Científico e Tecnológico de Parma, onde ocorre a transferência de tecnologia, inovação, promoção e criação de novas empresas.
Um comentário:
Que viagem produtiva.
São Joçao da Barra, está muito bem representada.
Postar um comentário