quarta-feira, 18 de novembro de 2009

MUSEU OFICIAL DA FERRARI, UM SUCESSO DE ARRANJO PRODUTIVO LOCAL, É VISITADO POR SANJOANENSES

Fotos: O diretor de Jornalismo da Prefeitura Municipal de São João da Barra, Bruno Costa, que está fazendo a cobertura para as diversas autoridades de vários municípios que participam da missão à Itália, faz um teste drive numa legítima ferrari, em Modena.

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

MISSÃO ITÁLIA VISITA MUSEU OFICIAL DA FERRARI

Em seu terceiro dia participando da Missão Técnica Internacional na Itália, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e a comitiva do Rio de Janeiro, visitaram o Museu Oficial da Ferrari, em Modena, na região da Emília-Romanha. A missão acontece entre os dias 16 e 20 de novembro, sendo parte integrante do programa Lidera Rio da Aemerj e do Sebrae/RJ, e objetiva conhecer ferramentas e mecanismos de boas práticas para a implementação de políticas de estímulo ao desenvolvimento local. Fazem parte da comitiva, ainda, o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, de Itaboraí, Sergio Soares e de Rio Bonito, Jose Luiz Alves Antunes, além de representantes de outros municípios, do governo do Estado, do Sebrae/RJ e de entidades de classe.

Com iniciativa do governo local em parceria com a Ferrari S.P.A. o projeto do Museu visa fomentar o Turismo e norteia um planejamento estratégico para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) no setor da indústria mecânica e automotiva. Milhões de pessoas visitam o local por ano, gerando trabalho e renda, além de contribuir para o desenvolvimento econômico regional.

A indústria na região é variada e complexa, sendo localizada ao longo da Via Emília: indústria alimentícia, particularmente concentrada em Parma, Modena e Bolonha, como por exemplo, o grupo Barilla. A regionalidade conta ainda com a indústria mecânica e automotiva como a Ferrari, a Ducati, a Lamborghini, a Maserati e a Pagani. O setor cerâmico se concentra em Faenza e Sassuolo. No setor de serviços, o turismo se torna cada vez mais importante e competitivo. As exportações da região concentram-se principalmente na engenharia mecânica (53%), extração de minerais não-metálicos (13%) e indústria têxtil (10%). A Emília-Romanha é considerada uma das regiões mais ricas da Itália e a terceira em PIB per capita.

Para a prefeita Carla Machado, que é a representante da Aemerj no Norte Fluminense, conhecer a estrutura e o modelo de gestão do Museu fazem com que se tenha uma visão cultural, social e econômica quando tivermos a oportunidade de implantarmos o nosso. “A licitação para a construção do novo Fórum deve sair em breve. Nós doamos o local e em contrapartida a municipalidade terá o prédio histórico que foi o Solar de um influente traficante de escravos que deu pernoite ao imperador D. Pedro II. São João da Barra terá o primeiro museu de sua história. Estamos buscando aprender com as experiências que dão certo”, ressalta a prefeita.

Nesta quinta-feira (19) a missão se direciona para Parma e conhecerá o Plano de Desenvolvimento Regional, onde serão apresentados a enogastronomia, as especialidades do território, o agroturismo, as estradas do vinho e dos sabores. Também haverá uma reunião com a Agência de Desenvolvimento Local de Parma e Piacenza, responsável pelo desenvolvimento econômico local com particular atenção à valorização dos empreendedores e ao potencial endógeno da região.

Na sexta-feira (20), último dia da missão, será apresentando o Consórcio de Prosciutto de Parma, além do Consórcio de Produtores de Queijo Parmigiano-Reggiano que congrega 5600 produtores que desde 1934 promove, defende a tutela, controla a produção, a qualidade e a comercialização do produto, finalizando com uma visita ao Parque Científico e Tecnológico de Parma, onde ocorre a transferência de tecnologia, inovação, promoção e criação de novas empresas.

-- Bruno Costa Diretor de Jornalismo - Prefeitura de São João da Barra (22) 9939-1307 (22) 9832-3371

Um comentário:

Anônimo disse...

Que viagem produtiva.

São Joçao da Barra, está muito bem representada.